HomeComportamentoAdestramentoIdentificando sinais de ansiedade em cães

Identificando sinais de ansiedade em cães

Como reconhecer sinais de ansiedade em cães

Se você tem dúvidas a respeito do estado emocional de um cachorro ou deseja compreender por que seu cão sempre ignora você quando estão passeando, ou mesmo se você deseja ensinar as crianças a identificar melhor os sinais corporais de um cachorro ansioso ou assustado, a fim de evitar acidentes, vamos tentar traçar alguns perfis para que você consiga ter aqui algumas possíveis respostas a respeito do comportamento canino. Afinal, decodificar o estado emocional de um cão é uma habilidade bastante necessária para qualquer proprietário de um cão.

Identificando alguns dos sinais mais comuns entre cães ansiosos

Identificando sinais de ansiedade em cães
Identificando sinais de ansiedade em cães

 

Identificando sinais de ansiedade em cães 1

  • Observe a postura do cão. Cães ansiosos,geralmente, apresentam seus músculos tensos quando se sentem ameaçados, as vezes simplesmente permanecem imóveis ou simplesmente tentam se afastar do que estejam considerando um perigo ou mesmo uma ameaça.
  • Cães que apresentam um sério grau de ansiedade podem agachar mantendo a cabeça baixa e também a parte superior de seu corpo voltados para o chão, alguns podem rolar a fim de expor sua barriga (cães extremamente submissos também podem urinar enquanto rolam).
  • Sinais mais sutis de ansiedade podem incluir alongamento (o cão se espreguiça),chacoalhar os pelos como se tivesse se enxugando, postura de cabeça baixa, postura de calda entre as pernas ou manter uma pata dianteira levantada (como se estivesse “dando a patinha”),  associado a outros sinais de ansiedade.

 

Identificando sinais de ansiedade em cães
Identificando sinais de ansiedade em cães

Identificando sinais de ansiedade em cães 2

  • Observe os olhos do cachorro. Cães que estão preocupados em ter que se defender de alguma coisa ou alguém, de forma agressiva, irão  olhar fixamente para seu alvo, deixando o branco dos olhos bem aparentes.
  • Cães ansiosos que querem se desvencilhar do perigo utilizando sinais de submissão, procuram se distanciar ao máximo do objeto ou pessoa que lhe causam apreensão e medo, alguns cães começam a piscar rapidamente, ou podem até fechar os olhos completamente.
  • Aviso: Se você se deparar na situação em que um cachorro esteja olhando para você fixamente a ponto de exibir o branco dos seus olhos, procure imediatamente não olhar para ele de forma direta e lentamente se afaste, sem lhe dar as costas em nenhum momento. Se você olhar um cão que esteja preparado a atacar, direto em seus olhos, esta atitude, pode ser tomada como um sinal de agressão, e que o cão pode recorrer a uma reação agressiva para se proteger.

 

Identificando sinais de ansiedade em cães 3

  • Observe as orelhas do cachorro. Cães ansiosos, muitas vezes, posicionam suas orelhas para trás em sinal de submissão e/ou medo. Caso você observe as orelhas de um cão voltadas para trás, e ele esteja mostrando outros sinais de ansiedade, tente removê-lo de perto do que está originando este comportamento de ansiedade. Cães que mantém as orelhas voltadas para trás muitas vezes são cães inseguros e em geral, este pode se um sinal de medo subjacente de um cão agressivo. Especialmente se a cauda deste cão estiver voltada para baixo de seu corpo ou entre suas pernas.

 

Identificando sinais de ansiedade em cães
Identificando sinais de ansiedade em cães

Identificando sinais de ansiedade em cães 4

  • Recusando a alimentação. Os cães que estão sofrendo com estímulos desagradáveis ou assustadores, geralmente perdem o apetite. Por exemplo, um cão que tenha medo de pisos escorregadios e é forçado a andar sob um piso escorregadio. Este cachorro pode ser incapaz de comer, em decorrência desta ansiedade.
  • Alguns cães muito tímidos, por exemplo, se recusam a responder a exercícios de adestramento quando estão em grupo, devido a insegurança que sentem por estar entre outros cães. Neste caso é muito importante tentar treinar seu cão em casa e caso você não se sinta capacitado para socializá-lo com outros animais, é importante buscar ajuda de um profissional em comportamento canino a fim de corrigir este comportamento que poderá vir a se agravar.

 

Identificando sinais de ansiedade em cães 5

  • Choramingos e comportamento distraído. Um cão pode tentar ignorar situações que fazem com que ele sinta-se ansioso (por exemplo, encontrar outros cães) neste caso ele pode cheirar o chão e as coisas ao seu redor, podendo aparentar um comportamento distraído.
  • Os cães também podem tentar dissuadir a energia agressiva de um outro cão utilizando esse comportamento.
  • Para se certificar de que um cachorro não esteja apenas interessado em cheirar um ambiente de forma convencional, procure outros sinais de ansiedade para determinar se ele se encaixa em um perfil ansioso ou não.

 

Identificando sinais de ansiedade em cães
Identificando sinais de ansiedade em cães

Identificando sinais de ansiedade em cães 6

  • Você precisa conhecer seu cão. A melhor maneira de verificar se seu cachorro está ou não sofrendo de ansiedade  é conhecer sua personalidade, observando como ele se comporta naturalmente.
  • Quais são seus gostos?
  • Do que ele não gosta?
  • Seu cachorro é tímido quando está na presença de outros cães?
  • Ele normalmente é amigável, mas sempre rola quando está perto de pessoas e outros animais de estimação?

 

Alguns cães podem demonstrar “sinais calmantes”, quando confrontado por um cão agressivo, que é a versão canina para falar “Shiu”! Tais sinais incluem muitos comportamentos ansiosos, tais como, piscar excessivamente, lamber-se e fingir-se distraído. Uma boa regra para que você possa reconhecer quando um cão exibe sinais de apaziguamento em relação a outro é procurar comportamentos normais sendo usados ​​de forma inadequada, por exemplo, um cão bocejar sem que esteja cansado, ou lamber a própria boca sendo que ele não está com fome e nem diante a alguma coisa que ele goste de comer, como um petisco.

Identificando sinais de ansiedade em cães
Identificando sinais de ansiedade em cães

Enquanto um cão que esteja exibindo um comportamento agressivo, rosna e mostra os dentes. Um cão que apresenta um comportamento amigável mantém sua boca semi aberta e fixa em direção ao outro cão como se exibisse um largo “sorriso” , neste caso este cão realmente está demonstrando um sinal de apaziguamento, embora o fato do outro cão exibir seus de dentes, seja para ele de fato assustador.

Se seu cão tende a emitir este sinal, procure calmamente treiná-lo a sentar-se sob comando sempre que encontrar pessoas, isso irá ajudar a evitar mal-entendidos.

Um tipo comum de ansiedade em cães é a síndrome da ansiedade da separação, ou seja, o medo excessivo de ficar sozinho ou ser separado do proprietário. Cães com ansiedade de separação podem constantemente latir ou choramingar, fazer suas necessidade pela casa, destruir móveis, etc. Se o seu cão tem ansiedade de separação leve, você pode conseguir evitar alguns comportamentos indesejados através de adestramentos. No entanto, os cães com ansiedade de separação severa não podem ser mantidos sozinhos sem que haja risco para eles. Por isso você necessita da ajuda, tanto de um veterinário capacitado para este tipo de tratamento, quanto de um adestrador e comportamentalista canino responsável, a fim de minimizar os sintomas e tentar estabilizar a ansiedade deste cachorro.

Identificando sinais de ansiedade em cães – Considerações finais

Identificando sinais de ansiedade em cães
Identificando sinais de ansiedade em cães

Quando encontrar-se frente a frente com um cão ligeiramente ansioso, agache ao nível de seus olhos e estenda a mão com a palma voltada para baixo, para que ele possa cheirá-la. Só acaricie o cachorro caso ele se aproxima de você sozinho. Evite acariciar sua cabeça. Nunca tente abraçar um cão ansioso!

Nunca use métodos de treinamento baseados em punição com cães ansiosos, na verdade estes métodos nunca devem ser utilizados em qualquer circunstância! No entanto muitas pessoas utilizam aqueles borrifadores de água como utilitários ao treinamento e este tipo de estímulo é assustador para qualquer animal e principalmente para cães que estejam demonstrando sinais de ansiedade. Certamente, também não irão ajudá-lo a superar o medo. Se seu cão tende a apresentar comportamentos ansiosos, opte por treinamentos a base de reforço positivo ou treine seu cão baseado no Treinamento Natural de Cães. Certamente estas são as únicas possibilidades capazes de ajudá-lo a tornar seu cachorro mais confiante.

Identificando sinais de ansiedade em cães – Dicas importantes

Nunca deixe de supervisionar as brincadeiras e interatividades de um cachorro e crianças, é duplamente importante se o seu cão tende a demonstrar comportamentos de ansiedade. Como acabamos de falar aqui, muitas vezes alguns cães recorrem a agressividade, quando são colocados em uma situação que lhes provoca medo. Se você por algum motivo, ou mesmo por intuição puder supor que a criança pode estar tentando machucar, irritar ou assustar seu cachorro e ele apresenta sinais de ansiedade, envite permitir que a criança e o cachorro fiquem juntos no mesmo ambiente.

E não esqueça, quando um cachorro demonstra ansiedade imediatamente desvie o olhar e afaste-se lentamente sem dar as costas para ele. Se for o seu cão que esteja exibindo um comportamento gravemente ansioso ou agressivo, retire-o imediatamente da fonte de desconforto, se por algum motivo você estiver provocando algum desconforto em seu cão, saia de perto e espere que ele se acalme.

Se você for capaz de reconhecer sinais de ansiedade em cães e souber como o seu cão se comporta normalmente, você será recompensado com uma compreensão mais profunda da linguagem do seu cão.

Preparamos uma série aqui no Blog do Cachorro, que pode ajudar você a reconhecer a linguagem corporal de seu cão. Veja abaixo os artigos da série Linguagem Corporal Canina e aprenda a se comunicar com mais facilidade com seu amigão.

Saiba+ Como Identificando sinais de ansiedade em cães

Linguagem Corporal Canina – Parte 1 – Rosto e Olhos

Linguagem corporal canina – Parte 2 – Boca

Orelhas e Pelagem – Linguagem corporal canina – Parte 3

A cauda – Linguagem corporal canina – Parte 4

Postura corporal – Linguagem corporal canina – Parte 5

Linguagem Corporal Canina – Parte 6 – O Cachorro

Saiba + Tudo sobre Cães

Medo e agressividade em cães

Por que passear de coleira com meu cachorro?

Como falar com seu peludo?

Porque ter um cachorro – Por que amamos cachorros?

Síndrome da Ansiedade de Separação (SAS) em cães

Como ensinar meu cachorro a fazer as necessidades no lugar certo?

Balancear uma dieta a base de ração industrializada

Tudo sobre otohematoma – O que é otohematoma?

Intoxicação por produtos químicos de uso doméstico

Cachorros podem comer ração para gatos?

Tudo sobre glândula anal ou adanal em cães

Receita de comida caseira para cães

Insetos, picadas e mordidas em cachorros – O que fazer?

Cachorros leem pensamentos?

Medo de trovões – Como ajudar seu cachorro?

Cachorro com medo de fogos? Aprenda a controlá-lo!

A incrível inteligência canina

10 Maneiras de manter seu cachorro sem carrapatos

Qual a hora ideal de tirar um filhote da ninhada?

Como seu cachorro pensa?

Comprar filhotes irmãos de ninhada ou de idades semelhantes

Pseudociese ou gravidez psicológica

Como os cães sabem que estamos falando com eles?

O cachorro sente as mesmas coisas que você

Beijinhos – Cachorros entendem o que são beijinhos?

Meu cão pode dormir na cama comigo?

Cão-guia – Como trabalha o cão-guia?

Meu pet lambe tudo, isso é normal?

Calor – Cuidados com os cães no verão

Estamos vacinando em excesso nossos cães?

Inseminação artificial em cães

Esporte para cachorro – Qual é o ideal para o seu?

Massagem em cachorros

10 Coisas que você não sabia sobre o seu cão

Como o kefir pode ajudar seu cão?

Seu cachorro vomita no carro?

Envolvendo crianças nos cuidados com o cachorro

Doença do Carrapato – Erliquiose e Babesiose

Dicas caseiras para tratar seu cachorro

De quanto em quanto tempo devo dar banho no meu pet?

Os perigos da ração para cães

Como ensinar meu pet a escovar os dentes?

Porte – de que tamanho meu cachorro vai ficar?

Meu cão não quer comer

Cães podem comer pasta de amendoim?

Casinha de cachorro com paletes de madeira

Cortar as unhas – Como e quando cortar as unhas dos cachorros

Como os cachorros enxergam?

Cães são capazes de amar?

Cães sentem ciúmes?

Dar a Pata – Ensinando o cachorro a ‘dar a pata’

Displasia coxofemoral em cães

Como aumentar a imunidade do meu cachorro?

Saiba + Sobre cães

Cachorros

Blog do Cachorro
Blog do Cachorrohttps://blogdocachorro.com/
O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.
ARTIGOS RELACIONADOS
- Publicidade -

Em Alta

Comentários Recentes