COMO SABER SE SEU CACHORRO TE RESPEITA? APRENDA COMO FAZER SEU CACHORRO RESPEITAR VOCÊ
Muita gente me pergunta sobre problemas de comportamento com seus cachorros. É natural que as pessoas que estão enfrentando problemas com cães que não respeitam seu proprietário sintam-se frustradas devido a este tipo de problema de comportamento.
Cachorros podem apresentar os mais variados problemas relacionados ao respeito, como por exemplo, cachorros que só obedecem quando estão de bom humor, ou que resmungam quando seu proprietário fala com eles, pulam nas pessoas, fogem quando você pede para que eles entrem em casa ou no canil, ou que não vem quando você chama, outros latem, como estivessem protestando ou tentando impor sua opinião, ou roubam coisas.
Em geral, as pessoas não sabem se seus cachorros a respeitam ou se existe algum outro problema com eles. Como é impossível responder todas as dúvidas que chegam até nós, preparamos este artigo a fim de que você possa avaliar se seu cachorro te respeita. É muito importante que você consiga compreender o que está fazendo com que seu cachorro não te respeite. Assim você pode ter um ponto de partida para tentar modificar este tipo de comportamento inconveniente de seu peludo.
Existe alguma maneira de saber se seu cachorro te respeita? Para responder esta questão vamos falar um pouco como você deve fazer para criar um cachorro de forma natural, e respeitando você com grande tranquilidade, sem esforços.
Como fazer seu cachorro respeitar você?
Os cães experimentam o mundo de uma forma muito particular, podemos dizer que a inter relação deles com o meio ambiente e também com as pessoas é absolutamente sensorial. Eles têm uma percepção sensitiva muito mais aguçada do que a nossa e devido a isso, é claro, que eles vivenciam o mundo de uma forma totalmente diferente. Não é só com relação a maneira como eles enxergam as coisas que a percepção canina se destaca da nossa, mas também o olfato e a audição dos cachorros são extremamente diferentes de tudo que podemos imaginar. Cães em geral, tem como seu sentido principal o olfato, seguidos pela visão e audição. É por isso que eles podem “adivinhar” quando alguém está chegando em sua casa, muito antes que você consiga se dar conta disso. Isso também explica por que eles tem a capacidade de sentir se existe algum tipo de perigo antes que consigam vê-lo, e também pode explicar por que seu cachorro simplesmente sente quando você está triste ou furioso. Fazendo com que ele se aproxime ou mantenha distância de você. Cães são extremamente sensitivos, eles vivem através de experiências vinculadas a energia das coisas, diferente de nós que somos basicamente seres visuais. Cães não experimentam o mundo como indivíduos singulares, eles são ligados a tudo pela emoção, e tanto as outras pessoas, mas principalmente você, atua como contrapeso emocional para seu cachorro e vice e versa.
Provavelmente a explicação de toda esta sensitividade dos cães se deva ao olfato. Não se pode enganar o nariz de um cachorro. Dizemos cães podem “farejam o medo” e acredite, eles podem farejar qualquer coisa! Cachorros podem ler as pessoas, são antropólogos natos. Se você deseja saber como é o caráter de uma pessoa, é só apresentá-la aos seus cães. Se eles não desejarem interagir com esta pessoa, ou se afastam dela, então é provável que alguma coisa com relação a esta pessoa não está bem.
Para se viver em paz, é importante tentar viver em um ambiente equilibrado e calmo, para quem tem cachorros, viver em um ambiente tão calmo quanto seja possível é ainda mais importante, para que eles também sejam animais tranquilos, equilibrados e devotados a sua família. Cães são uma extensão das pessoas que vivem ao seu redor. O relacionamento entre seu cachorro e você é basicamente um relacionamento simbiótico e por isso, seu cachorro terá problemas se você também os tiver.
Nos dias atuais, a vida das pessoas é bastante agitada, muitas atividades e obrigações acabam propiciando uma vida com uma rotina desregrada, o que é bem contraditório para quem deseja ter uma vida tranquila e equilibrada.
Mas para proprietários de cães, isso é muito valioso, quanto mais você conseguir afastar o stress, e direcionar sua energia para uma atmosfera positiva, mais harmoniosa será sua casa e melhor será seu relacionamento com seus animais. Cachorro precisa de paz e sossego, de exercício, e socialização. Mudar o ambiente de seu cão propiciando a ele viagens e passeios, também pode ser algo muito benéfico para um cachorro. No entanto, cães precisam ver o mundo, principalmente animais que vivam em locais pequenos ou apartamentos e neste caso, caminhadas regulares também são essenciais para que eles sejam animais equilibrados. Ou seja, se você realmente se preocupa com o bem estar de seu amigão, e deseja que ele te respeite, saiba que esta é a única maneira de seu cachorro viver uma vida equilibrada e calma, possibilitando para ele uma experiência de vida plena e feliz.
Falamos tudo isso para que você compreenda que um cachorro feliz e que viva em um ambiente propício e acolhedor, certamente irá respeitar você! Veja abaixo algumas dicas para que você consiga avaliar o comportamento de seu cachorro e saber se ele te respeita.
Como saber se o seu cachorro te respeita?
A felicidade
Na linguagem canina, quando um cachorro demonstra alegria ao ver seu dono, sem dúvida isso significa que ele te respeita. Quando seu cachorro caminha até você requebrando seu corpo e abanado o rabo, com uma atitude brincalhona e descontraída, ele está emitindo sinais típicos de um cachorro que te respeita. Outra característica típica de um cachorro que respeita seu proprietário é obedecer os comandos básicos sem hesitação, como sentar, ficar ou vir e obedecerá feliz. Quando um cachorro te respeita ele estará relaxado e submisso quando você escova-lo, cortar suas unhas ou verificar se há parasitas em seu pelo.
Como saber se o seu cachorro te respeita?
Linguagem Corporal
Cães demonstram suas emoções e intenções através de sua postura ou linguagem corporal. Quando um cachorro adota uma linguagem corporal submissa, certamente está demonstrando que te respeita e que reconhece a sua autoridade. Um cão feliz, mostra uma postura relaxada, sem tensão nos músculos, a pelagem tem uma aparência natural, e a cauda mantém uma postura relaxada da mesma forma que suas expressões faciais. Um cão que demostra submissão procura parecer menor com a intenção de transmitir para a pessoas que ele não é uma ameaça. Outra característica típica de um cachorro que está demonstrando submissão é virar a cabeça, evitando contato com os olhos, quando você estiver repreendendo-o.
Como saber se o seu cachorro te respeita?
O líder em primeiro lugar
Entre os cachorros, o líder sempre vem primeiro e quando estão se dirigindo a algum lugar, o líder sempre caminha a frente. Um sinal claro para saber de seu cachorro te respeita é quando ele permite que você chegue à porta ou a outra sala em primeiro lugar. Se seu cachorro constantemente corre a sua frente ou evita seguir você, provavelmente ele não está reconhecendo a sua autoridade. Outra característica interessante de um cachorro que respeita a autoridade de seu proprietário é quando ele sempre espera que você escolha o lugar onde irá se sentar, quando vocês vão ficar em algum local por um tempo, como por exemplo, assistir televisão. Quando um cachorro se recusa a abdicar do sofá impedindo que você sente em seu local favorito, ele definitivamente está desafiando a sua autoridade.
Como saber se o seu cachorro te respeita?
Você pode estar criando a falta de respeito de seu cachorro
Um regra básica para você ter sempre em sua mente é que cães respeitam aqueles que os respeitam, mas se você demonstrar fragilidade ou um estado emocional instável, seu cachorro ficará susceptível a sentir algo que possa ser considerado por ele como desrespeito. Como falamos no início deste artigo, um cachorro precisa de estabilidade emocional para ser um cão estável, afinal eles percebem o mundo de forma sensorial e não existe forma de dizer que seu cachorro é o “responsável” por uma atitude, se ele vivencia o mundo de forma sensorial, não é verdade? Lembre-se que os cachorros são uma extensão de deu ambiente e suas reações evoluem de forma sinergética com tudo que está a sua volta. Se, por exemplo, seu cachorro está parado no seu caminho, você passar por cima dele, em vez de pedir licença para que ele saia do seu caminho, também pode enviar uma mensagem de que você não tem autoridade suficiente para pedir que ele saia de seu caminho. Ou ainda, se você oferecer ao seu cão uma infinidade de petiscos e brinquedos e não pedir para ele nada em troca, na linguagem de um cachorro é o mesmo que você diga que está aqui para ser seu criado.
Como saber se o seu cachorro te respeita?
Exercitando a liderança
Quando um cachorro reconhece sua liderança ele estará automaticamente disposto a obedecer, escutar e aprender com você, é muito fácil ensinar ao seu cachorro o que você considera que seja um comportamento adequando para ele. Quando seu cachorro tem um comportamento adequado e respeitoso com você, ele será educado e respeitará também a outras pessoas e a outros animais. Assim seu cachorro poderá desfrutar de elogios e carinhos. Os cães adoram esse tipo de atenção.
Cães adoram seguir seu proprietário, esta situação faz com que seu cachorro sinta-se seguro, porque eles aprenderam as consequências de tudo o que fazem e não precisam se esforçar para ensinar ninguém. Na verdade, a liderança é algo muito desgastante para um cachorro e como eles se organizam desta forma instintivamente, assumir o papel de liderança ou se preferir de “Pai” ou “mãe” de seu cachorro, é uma forma de demonstrar amor a ele.
Cães precisam receber reforço positivo quando acertam alguma coisa, mas também precisam ser repreendidos e corrigidos. Esta distinção clara irá ajuda seu cachorro a escolher quais os comportamentos que ele deve ter, e quais os comportamentos ele deve evitar. Os cães amam a segurança de saber o que fazer e o que não fazer. Portanto exercitar a liderança é uma forma perfeita para fazer com que seu cachorro te respeite e seja feliz.
Saiba + Tudo sobre cachorros
Macho ou fêmea? Como escolher um cão?
Roer – O que o seu cão não deve mastigar
Meu cão pode dormir na cama comigo?
Coprofagia – Seu cachorro come fezes? Saiba como evitar!
Postura corporal – Linguagem corporal canina – Parte 5
Linguagem Corporal Canina – Parte 6 – O Cachorro
Linguagem Corporal Canina – Parte 1 – Rosto e Olhos
Comprar filhotes irmãos de ninhada ou de idades semelhantes
Como ensinar meu cão a fazer as necessidades no lugar certo?
Cães e bebês – Você tem um cachorro e um bebê em casa?
Linguagem corporal canina – Parte 2 – Boca
Ensinado o comando deita – Comados básicos – Parte 3
Ensinado o comando dá a pata – Comados básicos – Parte 2
Orelhas e Pelagem – Linguagem corporal canina – Parte 3
A cauda – Linguagem corporal canina – Parte 4
Qual a hora ideal de tirar um filhote da ninhada?
Síndrome da Ansiedade de Separação (SAS) em cães
Rolar – Ensine ao seu cão o comando rola
A incrível inteligência canina
Ensinado o comando fica – Comados básicos – Parte 5
Ensinando o cachorro a sentar – Comandos básicos – Parte 1
Medo de trovões – Como ajudar seu cachorro?
Não pular – Faça seu cão parar de pular
Ensinado o comando vem – Comados básicos – Parte 4
Buscar e devolver a bolinha – Ensine o seu peludo!
Irmãos de ninhada – Cães reconhecem que são irmãos?
12 perguntas mais comuns sobre cadela no cio
Ensine o comando ‘morto’ ou ‘bang’ ao seu cão
Dispositivo que permitirá ao seu cão falar com você
Dicas de convivência entre crianças e cães
Scottish Terrier – Terrier Escocês
Tudo sobre a raça Yorkshire Terrier
Beijinhos – Cães entendem o que são beijinhos?
Tumor de mama em cadelas – Câncer em cadelas
Tudo sobre glândula anal ou adanal em cães
Como faço para levar meu cão a uma exposição de beleza?
Raças de cães ideais para apartamento
É possível ensinar novos truques a um cão velhinho?
Coleira – Como passear de coleira com o seu cachorro
Primeira noite do filhote – Chegando em casa
Dermatite por lambedura, sintomas, diagnóstico e tratamento
Como cuidar de uma cadela no cio
Quanto tempo dura o cio da cadela?
10 coisas que os cães detestam
Cão pequeno – Tamanho não é documento
A importância da brincadeira para a vida de um filhote de cachorro
Cães grandes podem viver em apartamento?
Cachorra ajuda na recuperação de criança autista
Cães podem comer pasta de amendoim?
Podemos pegar doenças dos cães?
Cachorros tem as mesmas emoções que crianças
Cão-guia – Como trabalha o cão-guia?
Leptospirose canina – Entenda melhor a leptospirose
Insetos, picadas e mordidas – O que fazer?
Intoxicação por veneno de rato em cães
Abandono de cães e maus tratos contra animais
Latido excessivo – Seu cão late demais?
Filhotes – Tudo sobre filhotes de cães
Ensinando seu cão não subir no sofá
Cão ciumento – como controlar um cão com ciúmes?
Como ensinar o meu cachorro ficar sozinho
Doença do Carrapato – Erliquiose e Babesiose
Saiba + Se o seu cachorro te respeita
Gilberto Miranda – Acãodemia