Dicas por Ricardo Tamborini – Dicas de convivência entre crianças e cachorros
Se você tem crianças e cachorros, sabe como é importante que ambos estejam seguros e convivam em harmonia.
É muito bom para crianças conviver com animais, por isso se você está pensando em comprar um cão para os seus filhos ou já possui um é muito importante seguir algumas regras. Vou dar algumas dicas que irão te ajudar a evitar mordidas, prevenir tombos e arranhões, ensinar como o cão deve se comportar e muito mais.
Crianças e Cachorros
A maioria das crianças por mais bem comportadas que sejam tendem a fazer alguma arte como se abraçar em volta do pescoço do cão ou puxar os pelos dele. Converse com o seu filho sobre como ele deve se comportar quando estiver com o seu cão. Explique que ele não deve incomodar o cão quando ele estiver comendo ou dormindo, pois nessas situações ele se sente ameaçado por invadir o espaço deles. Diga também para que não atire objetos pois isso pode machucar o cão e torna-lo agressivo.
É importante socializar o seu cão, seja ele adulto ou filhote. Antes de fazer a aproximação de uma criança com o seu cão, faça com que o seu cão fique calmo e tolere a presença e as brincadeiras das crianças. Recompense com elogios e petiscos comportamentos calmos, e repreenda o seu cão quando ele começar a ficar agitado. Ex: correr como um louco, pular, brincadeiras de morder etc.
Um truque muito bacana que você pode usar para corrigir as artes que o seu cão faz é usar uma lata com moedas ou uma garrafa pet com um punhado de milho dentro.
No momento que o seu cão demonstrar algum comportamento que você considera indesejado, de uma boa bronca dizendo a palavra “não” e no mesmo momento use a lata com moedas ou a garrafa pet fazendo bastante barulho. O barulho irá inibir o mau comportamento e depois de algum tempo de treino basta dizer não que imediatamente ele irá entender que está fazendo algo errado.
Inclua o cão na rotina da casa e principalmente nas brincadeiras, isso irá tornar a convivência mais prazerosa e também criará um vínculo muito bacana entre eles.
Se ao brincar o cão começar a correr atrás, a criança deve parar! Não permita que o cão pule nas crianças e evite arranhões. Mantenha sempre em dia o corte das unhas do seu cão, isso vale para adultos e filhotes.
Aproveitem as dicas e Boa Sorte.
Saiba + Sobre cuidados com seu cão aqui no Blog do Cachorro
Síndrome da Ansiedade de Separação (SAS) em cães
Por que cachorros comem grama?
Conjuntivite em cães – Saiba como tratar seu cachorro
Conheça as raça de cães mais populares
Tudo sobre cuidados e saúde dos cachorros
Por que os cachorros comem terra?
Gastroenterite canina – Causas, sintomas e tratamento
Cachorro pode comer chocolate?
Pão – Cachorro pode comer pão?
Estômago sensível – Seu cão tem problema de estômago?
Dicas caseiras para tratar seu cachorro
Cachorro não pode comer – Alimentos que fazem mal para os cachorros
Cachorros cavam – Mas porque os cachorros cavam?