História da raça Fila Brasileiro
O Fila Brasileiro é uma raça de cachorro de grande porte desenvolvida no Brasil e a primeira raça de cachorro brasileira a ser reconhecida internacionalmente. A origem da raça está atrelada à colonização do país, quando europeus levaram seus animais de trabalho ao Brasil. Desses cruzamentos surgiu um cão que herdou a grande e forte estrutura óssea dos mastiffs ingleses, a pele solta e as orelhas baixas dos bloodhounds, e a resistência dos buldogues. Popular no Brasil, o Fila Brasileiro chegou a ser a raça mais registrada pela confederação nacional.
Robusto, o Fila Brasileiro, também conhecido como cão Fila, ou Cão de Fila, é descrito como animal de faro excelente, bem como de temperamento forte, que requer o pulso de donos firmes e experientes. De aparência facial agressiva, teve o seu inicial padrão modificado para mostrar um rosto menos violento. Em contrapartida, é visto como um canino tolerante com crianças, comportado e seguro.
Primeira raça brasileira a ser reconhecida internacionalmente pela FCI, em 1940 o Fila Brasileiro é um personagem anônimo da História do Brasil desde os tempos do descobrimento, quando ajudou os colonizadores na conquista do território brasileiro, seja protegendo as comitivas dos Bandeirantes de ataques de nativos e de onças ou suçuaranas, e até mesmo foi usado pelos colonizadores para recapturar escravos fugitivos.
Temperamento e cuidados com a raça Fila Brasileiro
O Fila Brasileiro possui um dos temperamentos mais paradoxos do reino canino, primeiro porque possui uma característica praticamente única entre todas as raças de cachorros, e que inclusive está descrita em seu padrão oficial, a aversão à estranhos. Na prática, esta característica impede que o animal seja enganado por um conhecido mal itencionado, já que a grande maioria dos exemplares da raça não aceita a visita de pessoas de fora da família em seus domínios, mesmo que acompanhado pelo seu dono. Esta característica é única entre todas as raças reconhecidas internacionalmente. Por outro lado, é proverbial a sua fidelidade ao dono e aos membros de sua família, procurando com insistência a companhia de seu dono. Como um gigante carente, é muito grande a sua tolerância com as crianças da família, geralmente deixando os pequenos mexerem até em sua vasilha de ração. Por ter um comportamento avesso à estranhos, se torna um cão muito fiel à família.
O Fila Brasileiro é uma raça de trabalho que já conquistou numerosos adeptos em muitos países. O cão de fila, ou Fila Brasileiro, tem uma origem obscura, como a de tantas outras raças. É possível indentificar no Fila Brasileiro traços de algumas raças trazidas ao Brasil pelos colonizadores espanhóis e portugueses, como o Bloodhound, o Mastiff e o Bulldog, o que nos leva a supor sua descendência.
O Fila Brasileiro é um cão de grande porte, acostumado à grandes espaços e ideal para sítios e fazendas. Um típico molosso, o Fila Brasileiro é desconfiado na presença de estranhos e não admite a menor familiaridade. A altura do Fila Brasileiro varia de 65 cm a 75 cm para os machos, e de 60 cm a 70 cm para as fêmeas, medidos sempre a altura da cernelha. O peso mínimo para a raça é de 40 kg, para as fêmeas, e de 50 kg, para os machos.
Ficha da raça Fila Brasileiro
País de origem – Brasil
Nome original – Fila Brasileiro
Grupo 2 – Pinscher, Schnauzer e Molossóides
Utilização – Guarda e Boiadeiro
Porte – Grande / Gigante
Necessidade de exercício diário – Média / Alta
Temperamento – Dócil, Obediente, Intolerante a Estranhos
Adestrabilidade – Média
Galeria de fotos – raça Fila Brasileiro
Outros cães de guarda, trabalho e utilidade
- Bernese Mountain Dog – Boiadeiro Bernês
- Boxer
- Buldogue Inglês
- Bullmastiff
- Dobermann
- Dogue Alemão
- Dogue de Bordeaux
- Fila Brasileiro
- Mastiff Inglês
- Mastim Napolitano
- Pinscher Miniatura
- Rottweiler
- São Bernardo
- Schnauzer Gigante
- Schnauzer Miniatura
- Schnauzer Standard
- Shar Pei
Grupos Caninos
Veja abaixo as raças de cachorros separadas por grupos.
- Cães de Guarda, Trabalho e Utilidade
- Cães Terriers
- Cães Dachshunds
- Spitz e Cães do Tipo Primitivo
- Cães Sabujos e Farejadores
- Cães Apontadores (Cães de Aponte)
- Retrievers, Levantadores e Cães D’Água
- Cães de Companhia
- Cães Galgos ou Lebréis
- Raças Não Reconhecidas Pela FCI