É natural a troca de pelos em cachorros, mas é bom sempre estar atento, pois em alguns casos pode ser que algo não anda bem.
Existem raças que possuem subpelo, ou seja, possuem uma primeira camada fina e isolante e uma segunda camada longa e espessa. O sobrepelo é longo e protetor e outro fino e isolante, por este motivo, cachorros com esta pelagem não devem ser tosados.
Cachorros que soltam muitos pelos devem ser escovados diariamente.
A ração deve ser de boa qualidade, desinfetantes e demais produtos químicos devem ser evitados, pois podem provocar alergias. O controle de pulgas também precisa ser rigoroso, alguns cachorros tem predisposição a desenvolver a DAP (dermatite alérgica a pulgas).
Os cachorros geralmente perdem o pelo do inverno na primavera, e no verão ganham uma pelagem mais leve e curta. No outono o ciclo é revertido para que os pelos se tornem mais grossos e protejam contra o inverno.
Mas algumas quedas podem ser por alergias, sarnas e geralmente são acompanhadas de intensa coceira, irritação na face e lambedura ou mordedura das patas e em várias partes do corpo. Os locais mais comuns dos sinais da alergia são: flanco, patas, face, ao redor dos olhos, boca, orelhas e áreas próximas a base da cauda. Em cachorros, as alergias são freqüentemente a causa primária de problemas de pele persistentes, embora seja importante notar que nem toda a coceira é devido a alergia. As doenças da tireóide, infecções de pele, pulgas e micoses podem causar sintomas semelhantes nos cachorros.
As alergias são ocasionadas por pólen, fungos, bolores, ácaros, pó, certos alimentos e substâncias químicas. Os sintomas das alergias vão ocorrer sempre que o animal é exposto a uma concentração elevada de alérgenos aos quais ele é sensível. Alguns alérgenos tais como fungos, bolores, pó, ácaros e pólen são muito difíceis de se evitar. Sendo assim, é importante encontrar formas alternativas de tratamento para controlar as alergias. Para detectar a coceira do seu cachorro um exame de raspado de pele é necessário, com ele o veterinário poderá diagnosticar se a coceira é provocada por fungos ou bactérias, ou seja, sarnas, micoses e piodermites (infecções bacterianas da pele). É comum o tratamento das dermatites e piodermites com antibióticos que vão aliviar os sintomas da coceira, mas de nada adiantará, se não for descoberta a causa.
Para alergias os resultados tem sido muito satisfatórios com o tratamentos a base de vacinas (imunoterapia).
As vezes um simples banho também pode ajudar!
Aprenda a dar banho no seu cachorro – Como dar Banho em seu cão
Saiba + Tudo sobre cachorros
Como aumentar a imunidade do meu cachorro?
Fungos em cachorro – Tratamentos caseiros
Gastroenterite canina – Causas, sintomas e tratamento
Otite canina – sintomas, causas, diagnóstico, tratamento
Sarna demodécica – sarna negra (demodecicose)
Dermatite por lambedura, sintomas, diagnóstico e tratamento
Cogumelos – Cães podem comer cogumelos?
Rinite canina – O que você precisa saber?
Dicas caseiras para tratar seu cachorro
Queda de pelo e coceira em cachorros é normal?
Vermífugo – Quando dar vermífugo para meu cachorro?
Os perigos da ração industrializada para cachorros
Os perigos da suplementação alimentar para cachorros
Quantas vezes devo alimentar meu cachorro?
Tumor de mama em cadelas – Câncer em cadelas