Gripe Canina – Cachorro pode pegar gripe?
Sim, assim como nós, nossos cachorros também podem pegar gripe. No caso deles, a doença é chamada de “tosse dos canis” ou “traqueobronquite infecciosa canina”. Esta gripe em cães é altamente contagiosa entre eles, mas é incomum evoluir para um quadro mais grave. Porém, do mesmo modo que a gripe que acomete os seres humanos, os cães doentes podem sofrer muito incômodo, tanto para comer quanto dormir.
O principal vírus que causa a gripe canina, é o vírus tipo de Influenza A ( H3N8 ) este vírus foi identificado pela primeira vez na Flórida, EUA no ano de 2004. A gripe canina atinge principalmente o sistema respiratório do animal infectado e apesar de ser extremamente contagiosa entre os animais é inofensiva para nós humanos. Também como acontece entre as pessoas, alguns cães podem ser expostos ao vírus e combater a infecção sem apresentar sinais clínicos.
Contágio – O que causa a gripe canina?
Diversos agentes infecciosos podem ser os responsáveis pela gripe canina, podemos citar alguns, como é o caso do vírus parainfluenza, ou da bactéria Bordetella Bronchiseptica e do adenovírus tipo 2. Outros agentes que também podem estar presentes em animais infectados, são os micoplasmas, reovírus e herpesvírus, que também podem ser responsáveis diretos para a ocorrência da doença. Grande parte dos animais que adquirem gripe canina, são acometidos simultaneamente por uma combinação de micro organismos, sendo que o agente mais comum é o vírus da parainfluenza. Este vírus, provoca sintomas amenos que duram no máximo uma semana (se não estiver presente nenhuma bactéria, as bactérias são responsáveis diretas pelo o que é comumente conhecida por ” tosse dos canis “).
Transmissão – Como é transmitida a gripe canina?
Um dos fatores que contribuem para o aparecimento da gripe canina é o clima. Temperaturas frias com clima seco, facilitam a transmissão da gripe por meio de tosses e espirros de um animal infectado para outros que estejam sadios, mas vivam em contato com ele. Por isso é muito importante que assim que haja o diagnóstico de que seu peludo esteja infectado, ele seja separado imediatamente do convívio com outros animas. Lugares onde existem uma grande concentração de animais como pracinhas, canis, hotéis para cachorros, pet shops e até mesmo ruas movimentadas onde muitas pessoas passeiam com seus pets, tornam-se locais de risco para transmissão da doença.
Em filhotes com baixa imunidade, que ainda não tenham sido vacinados apropriadamente, a gripe pode ocorrer com uma intensidade mais grave, por isso os cuidados com filhotes novinhos sempre devem ser redobrados, e eles também nunca devem sair de casa antes de concluir todo o esquema de vacinação, que geralmente é de 3 – 4 doses. Veja aqui nesta matéria sobre vacinação.
Sintomas – Quais são os sintomas da gripe canina?
Cães infectados por gripe podem desenvolver quadros com sintomas médios ou graves. O sintoma mais evidente da gripe canina para ambos os casos é o corrimento nasal. Geralmente os cães também apresentam uma tosse seca e espirros, e nos casos mais sérios, febre e apatia, mas o principal sintoma é a tosse seca, inclusive a doença leva o nome de tosse dos canis devido a este sintoma. Esta tosse pode se agravar quando o cão faz esforço físico ou até mesmo quando durante um passeio a coleira causa desconforto.
Nos casos menos graves os sintomas não irão exceder os 30 dias, período em que os anticorpos do cachorro irão trabalhar para que o organismo reaja e a gripe desapareça naturalmente.
Em animais com saúde perfeita a gripe canina quando diagnosticada e tratada, geralmente causa apenas desconforto temporário ao cachorro. No entanto quando a gripe acomete animais imunodeprimidos ou filhotes de cães muito jovens ou cães velhinhos, a gripe pode ter consequências mais perigosas.
Também vale lembrar que assim como acontece com as pessoas, uma gripe canina mal tratada poderá evoluir para uma pneumonia, que da mesma forma, se não for cuidada, pode acarretar em risco de vida para seu peludo.
Cães infectados com o vírus da gripe canina podem desenvolver sintomas diferentes, quando acometidos pela forma mais grave da doença. Geralmente, eles irão apresentar uma febre alta, podendo evoluir muito rapidamente para um quadro de pneumonia. Quando isso acontece o perigo é que a pneumonia agrave-se rapidamente para um quadro de pneumonia hemorrágica. Nestes casos, o vírus da gripe afeta os vasos capilares dos pulmões, fazendo com que o cão tussa sangue e tenha dificuldade para respirar, se houver sangramento nos alvéolos. Em alguns casos, alguns animais também podem ser infectados pela pneumonia bacteriana, o que pode complicar ainda mais a situação.
Os sintomas incluem tosse, espirros, como na gripe mais amena, mas os animais também apresentam total falta de apetite, febre e mal estar. Também podem apresentar vermelhidão nos olhos, lacrimejação e coriza.
Diagnóstico – Como posso saber se meu cachorro está com gripe canina?
É aconselhável levar seu cachorro ao veterinário assim que observar alguns dos sintomas descritos aqui. O veterinário irá realizar um exame físico e provavelmente irá solicitar um hemograma completo, para checar se houve um aumento das células brancas no sangue. Raios-X dos pulmões (radiografias) podem ser solicitadas para descartar se existe ou não um quadro de pneumonia.
Também poderá ser solicitado pelo veterinário uma sorologia do sangue, no intuito de confirmar o diagnóstico da gripe canina. Por isso é tão importante levar seu bichinho a um veterinário, somente um profissional capacitado está apto a fornecer um diagnóstico preciso para um problema com a saúde de seu animal.
Prevenção – Como evitar que meu cachorro pegue a gripe canina?
Existem vacinas que imunizam o animal e necessitam ser aplicadas anualmente, elas podem ser injetáveis ou intranasais, as duas vacinas contra tosse dos canis mais conhecidas e utilizadas, são a Pneumodog (Merial) e a Bronchiguard (Pfizer).
Sempre que seu animalzinho tomar chuva, seque-o completamente, mantenha seu pet abrigado do vento e aquecido, procure evitar dias frios quando for dar banho e sempre seque completamente. As vacinas V8 e V10 são um grande aliado da saúde de seu pequeno, portanto acompanhe rigorosamente junto ao seu veterinário todo esquema de vacinação e nunca administre vacinas não éticas compradas em pet shop.
Em períodos de clima frio e seco, evite lugares com grande concentração de cães. Passeie sempre com seu peludo em áreas conhecidas por vocês. Não permita que seu cachorro passeie sem guia, a coleira é uma forma muito eficaz de proteger seu amigão de colocar o focinho aonde não deve.
Tratamento – Como curar a tosse dos canis?
O tratamento da tosse dos canis ou gripe canina é bem simples e geralmente tem um prognóstico bastante favorável, na maior parte dos casos, os cachorros com gripe são curados com facilidade, tendo apenas alguns cuidados básicos como não tomar friagem, repouso e isolamento de outros cães. Apenas se necessário é feita a administração medicamentos como antitussígenos. Outros medicamentos poderão ser administrados no caso de existir um infecção bacteriana secundária.
Já em casos mais graves a gripe canina será tratada de forma mais intensiva, necessitando inclusive de internação, até que o estado clínico do pet se estabilize.
Por isso fique atento! Qualquer sinal de que seu peludo possa estar com gripe canina, leve-o imediatamente a um veterinário para examiná-lo e avaliar sua condição física. Não esqueça, apenas o veterinário será capaz de medicá-lo da maneira adequada.
Cuide sempre com muito carinho da saúde do seu amiguinho, ele depende completamente de você.
Saiba + Sobre gripe canina – tosse dos canis
Fatores importantes sobre a gripe canina – Texto em inglês
Saiba + Sobre cuidados com seu cão aqui no Blog do Cachorro
Imunidade – Como aumentar a imunidade do meu pet?
Cogumelos – Cães podem comer cogumelos?
Cortar as unhas – Como e quando cortar as unhas
Veneno de Rato – Intoxicação por veneno de rato
Morangos na dieta – Eles podem comer morangos?
Tumor de mama em cadelas – Câncer em cadelas
Bicheira – Saiba como prevenir e tratar a bicheira
Insetos, picadas e mordidas – O que fazer?
Coprofagia – Seu cachorro come fezes? Saiba como evitar!
Cinomose – Sintomas, Diagnóstico e Tratamento
Leptospirose canina – Entenda melhor a leptospirose
Necessidades no lugar certo – Como ensinar meu cachorro?
Síndrome da Ansiedade de Separação (SAS) em cães
Devo deixar minha cadela cruzar?
Como comprar um cachorro de raça?
Vacina para cachorro – Esquema de vacinas para cachorros filhotes