O Labrador Retriever é uma raça de origem desconhecida, cujo local de reconhecimento oficial foi dado à Grã-Bretanha. Considerado o mais popular no Reino Unido e na América do Norte, este cachorro teria chegado a Newfoundland, no Canadá, levado ou pelos portugueses ou pelos bascos, ou ainda pelos exploradores escandinavos. Levados à Inglaterra, estes cães foram vendidos aos ricos proprietários de terras, tendo então seu nome modificado para Labrador, graças ao conde de Malmesbury, o primeiro a chamá-los desta forma. O mais provável é que o Labrador Retriever, tenha tido origem em Newfoundland, no Canadá, onde era usado por pescadores para recuperar peixes.
Raça Labrador Retriever
Em 1950, esta raça ainda era usada como trabalhadora rural, quando passou a ser considerada excelente para companhia, graças à sua personalidade juvenil, sua tolerância e necessidade de brincar. Em tempos mais modernos, passou ainda a ser utilizada como raça de busca e resgate em montanhas, e como guia de cegos, além de ser uma das mais utilizadas em terapias. O Labrador Retriever pode atingir os 62 cm, medidos sempre a altura da cernelha, e pesar 36 kg. Sua pelagem é grossa e impermeável, e sua cauda o ajuda a nadar. Variando em quatro cores entre amarela e preta, há relatos de que os exemplares de cor mais escura tendem a ser mais amáveis.
O mais provável é que o Labrador Retriever, ou simplesmente Labrador, tenha tido origem em Newfoundland, no Canadá, onde era usado por pescadores para recuperar peixes. Apaixonado por água, o Labrador é uma belíssima raça de porte médio a grande.
A raça Labrador Retriever possui um excelente temperamento, é um amável companheiro, fiel e está sempre procurando agradar ao seu dono. O aspecto geral da raça Labrador Retriever é o de um cão de constituição robusta, curto e sólido, muito ativo, de lombo e traseira largos e robustos, de pelo curto, aderente e sem franjas, com presença de um espesso subpelo.
Aparência e descrição da raça Labrador Retriever
A pelagem é uma característica importante da raça Labrador. É uma pelagem curta, espessa, sem ondulação, muito dura ao tato, e apresenta um subpelo resistente à água. Os olhos dos cães da raça Labrador Retriever são de tamanho médio, expressam inteligência e bom temperamento, de cor castanha ou avelã. A cauda, grossa na base, é outra característica própria da raça Labrador Retriever. De comprimento médio, a cauda está praticamente desprovida de franjas, mas é inteiramente coberta com a pelagem curta e espessa, característica dos cachorros labradores. As cores da pelagem da raça Labrador Retriever são o preto, o fígado (ou chocolate) e o amarelo. Esta última, pode variar entre o vermelho e o creme. A cor é uniforme e não deve apresentar pintas ou manchas. O tamanho dos exemplares machos da raça Labrador pode variar entre 55 e 57 cm, medidos sempre a altura da cernelha. Para as fêmeas da raça Labrador, a altura deve ficar entre os 54 e 56 cm.
Ficha da raça Labrador Retriever
País de origem – Grã-Bretanha
Nome orginal – Labrador Retriever
Grupo 8 – Retrievers, Levantadores e Cães D’água
Utilização – Cão de Caça, companhia, salvamento, cão-guia
Porte – Médio a Grande
Necessidade de exercício diário – Média / Alta
Temperamento – Muito dócil, afetuoso, inteligente, confiável
Adestrabilidade – Muito alta
Galeria de fotos – raça Labrador Retriever
Outros retrievers, levantadores e cães d’água
Grupos Caninos
Veja abaixo as raças de cachorros separadas por grupos.
- Cães de Guarda, Trabalho e Utilidade
- Cães Terriers
- Cães Dachshunds
- Spitz e Cães do Tipo Primitivo
- Cães Sabujos e Farejadores
- Cães Apontadores (Cães de Aponte)
- Retrievers, Levantadores e Cães D’Água
- Cães de Companhia
- Cães Galgos ou Lebréis
- Raças Não Reconhecidas Pela FCI
Raças listadas por tamanho
Saiba + Sobre a Raça Labrador Retriever
Padrão da Raça (AKC)
Padrão oficial da Raça Labrador na versão American Kennel Club (AKC) – Em inglês
Just Labradors
Site sobre a raça Retriever do Labrador Informações, artigos e fotos – Em inglês
Livros Sobre a Raça Labrador
VIEIRA, Márcio Infante. Labrador, Editora Prata, 1998.
Fonte – Guia de Raças