A raça Cocker Spaniel Americano é o menor cachorro entre os spaniels. Com uma estrutura física compacta, atarracada e com uma cabeça refinada e muito bem desenhada, todo o conjunto físico desta raça possui uma simetria muito bem proporcionada. O Cocker Spaniel Americano é uma raça de cachorro oriunda dos Estados Unidos. Estes caninos “nasceram” após conflitos entre criadores do Cocker Spaniel Inglês, que desejavam animais mais aptos ao trabalho.
Raça Cocker Spaniel Americano
A raça Cocker Spaniel Americano é muito ágil e resistente, possui uma personalidade alegre e descontraída com uma movimentação graciosa e grande disposição. O temperamento da raça é equilibrado e nenhum exemplar da raça Cocker Americano pode ser tímido. O Cocker Spaniel Americano é um cachorro robusto e de porte médio. A cabeça do Cocker Spaniel Americano é arredondada mas sem exagero, no entanto, não existe nenhuma tendencia ao achatamento. A raça apresenta sobrancelhas claramente definidas. A estrutura óssea abaixo dos olhos é bem desenhada e apresenta um stop pronunciado. O focinho é largo e profundo. Para ser corretamente balanceado, a distancia do stop até a ponta da trufa precisa ter a metade da distância do stop ao occipital. A trufa possui um formato equilibrado e em conformidade com o focinho, característica típica de um cão de caça, e apresenta-se na cor preta, em cães pretos, pretos e castanhos e pretos e brancos, em cães de outras cores a trufa poderá ser de cor marrom, de cor fígado ou preta, sempre preferivelmente apresentando uma coloração o mais escura possível. A cor da trufa deverá harmonizar com a cor dos contornos das pálpebras. Os dentes se encontram numa perfeita mordedura em tesoura. Os olhos são escuros, redondos e ligeiramente amendoados devido ao formato das pálpebras. Cães da raça Cocker Spaniel Americano na cor merle podem apresentar olhos azuis. A cor da íris é marrom escura e em geral, o ton mais escuro é mais desejado.
As orelhas são caídas, portadas para baixo, de comprimento longo e textura fina e possuem uma vasta pelagem franjada. O pescoço é longo o suficiente para que a trufa alcance o chão, bem musculoso e sem barbelas. Os ombros apresentam-se muito bem apoiados sobre os membros anteriores, com uma angulação ligeiramente descendente na linha superior. Os membros posteriores são musculosos e ligeiramente angulados. O dorso é forte e inclina-se levemente e igualmente dos ombros até a inserção da cauda que geralmente era cortada. hoje em dia no Brasil, o corte de cauda é ilegal como também na maior parte da Europa. A raça pode ou não apresentar os quintos dedos que também podem ou não ser removidos.
A pelagem do Cocker Spaniel Americano é sedosa e lisa ou ligeiramente ondulada e apresenta um sub pelo farto para proteção, e apesar de apresentar uma pelagem vasta é fácil de cuidar. O uso de máquina de tosar para o dorso, não realça as linhas do cachorro, é recomendado que a tosa seja feita de maneira que possa parecer o mais natural possível. Os pelos tem um comprimento médio no corpo, mas curto e fino na cabeça. A raça apresenta franjas nas orelhas, peito, abdomen e pernas. O Tom da pelagem pode ser qualquer cor sólida, preto com pontos castanhos, merle, cor sólida com pontos castanhos e parti-color. Exemplos de combinações de cores parti color são necessariamente brancas com marcas ou vermelho, ou branco com preto, ou branco com preto e castanho. Os exemplares de cor ruão são classificados como parti color, e podem ser de qualquer tipo de ruão.
Aparência e descrição da raça Cocker Spaniel Americano
O Cocker Spaniel Americano é uma raça de cachorro oriunda dos Estados Unidos. Estes caninos “nasceram” após conflitos entre criadores do cocker spaniel inglês, que desejavam animais mais aptos ao trabalho. Tendo então abandonado o clube, criaram o Cocker Spaniel Americano, um animal menor, de pelagem mais longa e densa e de inclinação característica na linha dorsal. Descendente direto da variedade inglesa, ambas as raças possuem distinções em sua nomeclatura: Enquanto o spaniel inglês é chamado apenas de Cocker Spaniel na Inglaterra, o mesmo acontece em oposto nos Estados Unidos, onde o Cocker Spaniel Americano é apenas conhecido por Cocker Spaniel. Sempre presente na lista das dez raças mais populares no mundo, o Cocker Spaniel Americano é descrito como um cão companheiro, charmoso e belo, de personalidade amável e muito ligado a família. Um dos Cockers Americanos mais conhecidos é a Dama, da animação A Dama e o Vagabundo produzida pela Disney em 1955.
A raça Cocker Spaniel Americano foi criada nos Estados Unidos através de cuidadosas seleções realizadas com o Cocker Spaniel Inglês. A variedade norte-americana da raça Cocker diferencia-se principalmente por algumas características físicas, como estatura, coloração da pelagem e orelhas. A popularidade da raça Cocker Spaniel Americano é notável. Trata-se de um cachorro afetuoso e muito fiel ao dono. O Cocker Spaniel Americano adapta-se muito bem a vida em família, motivo que o tornou ainda mais conhecido como cão de companhia que o cocker inglês.
No campo, o Cocker Spaniel Americano mostra-se um excelente caçador, resistente, ágil, veloz e sempre incansável na busca. É um cachorro de aspecto agradável, vivo e alegre, robusto e equilibrado em todas as partes. Quando está em ação, o Cocker Spaniel Americano deve demonstrar aptidões para o trabalho, sem desequilíbrio no comportamento, nem timidez. Os olhos da raça Cocker Spaniel Americano são redondos e cheios, suas orelhas lobulares, tem inserção baixa, coberta com pelos longos e sedosos, lisos ou ondulados. Quando o cachorro está em atividade, o movimento da cauda é incessante.
A pelagem na cabeça é curta e no corpo aderente e levemente ondulado, de textura sedosa, comprimento médio e nunca cacheado. O tamanho dos exemplares machos da raça Cocker Spaniel Americano é de 38 cm, em média, medidos sempre a altura da cernelha. Para as fêmeas, a altura é de 35,5 cm, em média.
Ficha da raça Cocker Spaniel Americano
País de origem – Estados Unidos da América
Nome orginal – American Cocker Spaniel
Grupo 8 – Retrievers, Levantadores e Cães D’água
Utilização – Caça
Porte – Médio
Necessidade de exercício diário – Alta
Temperamento – Equilibrado, Alegre, Destemido
Adestrabilidade – Alta
Galeria de fotos – raça Cocker Spaniel Americano
Outros retrievers, levantadores e cães d’água
Grupos Caninos
Veja abaixo as raças de cachorros separadas por grupos.
- Cães de Guarda, Trabalho e Utilidade
- Cães Terriers
- Cães Dachshunds
- Spitz e Cães do Tipo Primitivo
- Cães Sabujos e Farejadores
- Cães Apontadores (Cães de Aponte)
- Retrievers, Levantadores e Cães D’Água
- Cães de Companhia
- Cães Galgos ou Lebréis
- Raças Não Reconhecidas Pela FCI
Raças listadas por tamanho
Saiba + Sobre a Raça Cocker Spaniel Americano
Padrão da Raça (AKC)
Padrão da raça cocker na versão do American Kennel Club (AKC) – Em inglês
Livros sobre a Raça Cocker Spaniel Americano
VIEIRA, Márcio Infante. Cocker Spaniel, Companheiro Alegre e Brincalhão. Ed. Prata, Brasil, 1997.
LUCAS, Verônica. O Cocker Spaniel. Ed. Nobel, Brasil, 1994.
Fonte – Guia de Raças