Otohematoma é o acúmulo de sangue entre a cartilagem da orelha e a pele, popularmente falando, o cachorro fica com a orelha gorda, igual uma bolsa cheia de líquido.
Mas como ocorre o otohematoma?
A principal causa é a otite, devido ao desconforto e dores que a otite causa, o cachorro tende a sacudir a orelha, este movimento pode causar traumas e romper vasos importantes e começa a produção de um líquido chamado seroma.
O otohematoma ocorre principalmente em cães de orelhas caídas e grandes.
O otohematoma surge principalmente devido a batidas contra móveis, paredes, objetos, mordida de outros animais, batidas em outros animais enquanto estão brincando, ou ainda, quando o cachorro coça a orelha devido a presença de moscas, otite ou ainda pela presença de tumores.
Quais os sintomas de otohematoma?
Dor e inchaço na orelha podendo até ocorrer à obstrução do canal auditivo.
Como tratar otohematoma?
São diversos os tratamentos para otohematoma e varia de acordo com o grau em que foi descoberto, primeiramente deve-se averiguar a causa do otohematoma, se foram batidas brincando, coçando ou desencadeadas por uma otite que deve ser tratada juntamente com o otohematoma.
Otohematoma em fase inicial
Ou seja, que o acúmulo de seroma ainda é suave, você consegue um excelente resultado utilizando a pomada DM-Gel, deve se passar uma camada fina da pomada na orelha, ela tem o poder de curar a inflamação e secar o seroma, dependendo do tamanho da bolsa, é possível que fique alguma cicatriz.
Otohematoma em fase média
A aspiração é outro método empregado para o tratamento do otohematoma, com o animal sedado, devido ao alto grau de dor. Este procedimento apresenta dois problemas: a reincidência da lesão e a ocorrência de infecção secundária, agravando mais ainda o caso.
Otohematoma em fase média a grave
Quando há muito líquido, se faz necessário a drenagem do conteúdo serosanguinolento, é um procedimento fácil, sem necessidade de materiais onerosos e de cicatrização rápida, A colocação de drenos de silicone revestido de borracha não se mostrou eficiente, pois há o risco de formação de seromas e deformação externa, uma vez que, o dreno deve ser mantido por até 28 dias, tempo necessário para drenagem do fluído.
Otohematoma em fase grave
O cirúrgico, somente em caso extremo, pois existem problemas no tempo de recuperação, perda de estética da orelha e a ineficiência do método cirúrgico. O procedimento cirúrgico normalmente é o mais realizado, sendo que a técnica cirúrgica mais utilizada é a incisão em “S”para redução do otohematoma.
Combinado a pomada DM-Gel, com compressas de arnica e anti-inflamatórios via oral consegue-se o melhor tratamento para otohematomas, dicas das protetoras que utilizam este método eficiente há anos, já que o cirúrgico além de caro nem sempre é eficiente e o de punção geralmente não atinge um resultado satisfatório e drenos podem deixar cicatrizes.
Saiba + Sobre otohematoma
Otohematoma … Uma bolsa cheia de sangue na orelha – texto em inglês
Saiba + Sobre como cuidar melhor do seu cão
Morangos na dieta – Cães podem comer morangos?
Veneno de Rato – Intoxicação por veneno de rato em cães
Tosa – Tosar ou não tosar o meu cachorro?
Tipos de tosa – Principais tipos de tosa para cães
Bicheira – Saiba como prevenir e tratar a bicheira
Insetos, picadas e mordidas em cachorros – O que fazer?
Leptospirose canina – Entenda melhor a leptospirose
Cinomose – Sintomas, Diagnóstico e Tratamento
Necessidades no lugar certo – Como ensinar meu cachorro?
Conjuntivite em cães – Saiba como tratar seu cachorro
Banho – De quanto em quanto tempo devo dar banho no meu cachorro?
Carrapatos – 10 Maneiras de manter seu cachorro protegido e livre dos carrapatos
Calor – Cuidados com os cachorros no verão
Pão – Cachorro pode comer pão?
Porte do cachorro – De que tamanho meu cachorro vai ficar?
Problemas de visão em cachorro
Prisão de ventre – Constipação intestinal em cachorro
Gastroenterite canina – Causas, sintomas e tratamento
Cuidados com o cachorro no inverno
Hotel para cachorro – Onde deixar o meu cachorro?
Cachorro com medo de fogos? Aprenda a controlá-lo!
Os perigos da ração industrializada para cachorros
Como convencer os adultos a ter um cãozinho em casa