Cães tem cheiro, gatos não. No entanto, eu não tenho problemas de mau cheiro com meus cães e também é verdade que clichês como este fazem com que muitas pessoas, acabem não querendo ter um amigo peludo canino em suas casas. Na verdade a diferença entre os cães e os gatos, é que no caso dos cachorros, a pelagem absorve e libera toda uma gama de odores, em comparação com os gatos, que diferente dos cães se limpam constantemente.
- Como podemos eliminar o “cheiro de cachorro” de casa?
- Aprenda como tirar cheiro de cachorro da casa
- Como tirar cheiro de cachorro da casa cuidando do cachorro em 3 passos
- Como reduzir o cheiro da pelagem do cachorro em dias frios
- Como tirar o cheiro de cachorro da casa passo-a-passo
- Como tirar o cheiro de cachorros dos tecidos da sua casa
- Como tirar cheiro de cachorro da casa – Considerações finais
Como podemos eliminar o “cheiro de cachorro” de casa?
- Como eliminar o “cheiro de cachorro” – Regra número um
Antes de culpar o seu cachorro, você deve se assegurar que a limpeza de sua casa está sendo feita de forma apropriada. - Como eliminar o “cheiro de cachorro” – Regra número dois
Tenha um cantinho especial para seu cachorro na casa. Você não precisa estar com seu peludo 100% do tempo, cães apreciam ter um lugarzinho na casa para chamar de seu. Se você tiver convidados para o jantar ou uma data comemorativa, considere deixar seu peludo tranquilo de toda agitação em um lugar só dele. Desta forma, caso algum dos convidados tenha algum problema com o cheiro de cães, ou até mesmo a presença de cachorros, ele nem perceberá que existe um cão em sua casa. - Como eliminar o “cheiro de cachorro” – Regra número três
Utilize após a limpeza diária, um pano com desinfetante no carpete e tapetes. Você também pode experimentar um um desodorizante que libera fragrância em intervalos regulares, ou outros tipos de desodorizadores, lógico, que este tipo de artifício é apenas para dias especiais, afinal, cães podem ser alérgicos a desodorizadores. - Como eliminar o “cheiro de cachorro” – Regra número quatro
Para ter uma casa livre de cheiro de cachorro é fundamental cuidar meticulosamente da higiene de seu cachorro. Isso não significa que você deve dar banho em seu peludo uma vez ao dia, mas sim escová-lo, cuidar da higiene bucal, limpar as orelhas, cortar as unhas, dar banho nas datas recomendadas ou em situações extraordinários como o de tomar chuva ou sujar-se na lama, e assim por diante.
Cachorros de pelagem clara, geralmente exalam menos odor do que os cães de pelagem mais escura. De qualquer maneira, é importantíssimo manter uma escovação regular em todos os cães e se possível diária.
Aprenda como tirar cheiro de cachorro da casa
Se você tem em casa um cachorro muito peludo, ou se está enfrentando uma queda sazonal de pelos, além da escovação diária é importante aspirar os móveis e a casa com uma certa regularidade, a fim de tirar o característico “cheiro de cachorro” do ambiente.
Talvez você não saiba, mas o bicarbonato de sódio e vinagre são imbatíveis na eliminação de odores, então se você está querendo saber como tirar o cheiro de cachorro da casa, experimente polvilhar bicarbonato de sódio em tapetes, carpetes, estofados e almofadas. Deixe agir durante algumas horas e escove no dia seguinte. Você também poderá utilizar vinagre para eliminar cheiro de cachorro de suas roupas.
Já para eliminar o mau odor de urina, não há nada mais prático do que água sanitária, no entanto como você deve saber ela mancha e desbota tecidos e alguns tipos de pisos, portanto não pode ser utilizada em qualquer superfície.
Muitas pessoas acreditam que ter um cachorro em casa é sinônimo de um ambiente com cheiro característico de cachorro. Já fui em muitas casas de pessoas que têm cães e é fácil compreender o que motiva as pessoas a esta linha de raciocínio. No entanto, o mau cheiro não precisa estar associado a uma casa que tem cães e não temos problemas com cheiro forte de cachorro aqui em casa.
O mau cheiro na casa não deve ser motivo para você não adotar um cachorro, pois seguindo algumas regrinhas preciosas, seu cachorro não irá tornar o ambiente desagradável com aquele característico “cheiro de cachorro”.
Como tirar cheiro de cachorro da casa cuidando do cachorro em 3 passos
Com algumas mudanças muito simples na rotina de seu cachorro é possível reduzir e até mesmo eliminar o cheiro do cachorro da casa.
- Mantenha o seu cachorro sempre limpo.
- Limpe as orelhas regularmente.
- Escove os dentes do seu cachorro.
Como reduzir o cheiro da pelagem do cachorro em dias frios
Em dias frios, você pode ter em casa já preparado anteriormente, uma solução de cravo com álcool comum. Para prepará-la, basta adicionar um saquinho de cravo em um litro de álcool, deixando curtir por alguns dias. Tenho sempre um destes à mão, é perfeito para eliminar odores fortes, causados por pequenos acidentes como um pouco de urina no pelo. Este álcool com cravo, pode ser utilizado em toda a pelagem, nas patinhas, barriga e orelhas. Você deve evitar a região dos olhos, e genitais. A solução de álcool com cravo, não tira apenas o cheiro forte do cachorro, ela limpa e exala uma deliciosa fragrância no ambiente onde ele fica.
Uma outra opção, são os banhos a seco, que você pode encontrar nas lojas de artigos especiais para cães. Existem muitas marcas diferentes e cada uma delas têm uma formulação específica. Já utilizei uma ou outra marca de banho a seco, algumas são ótimas, outras nem tanto.
Veja também:
- De quanto em quanto tempo devo dar banho no meu cachorro?
- Como dar banho em um cachorro que tem nós no pelo
- Como dar banho no cachorro no frio
- Como dar banho no cachorro no calor
- Como dar banho no cachorro em casa
- Como dar banho no cachorro filhote
- Como dar banho no cachorro peludo
- Como finalizar o banho no cachorro
- Como dar banho a seco no cachorro
- Como dar banho em um cachorro alérgico
- Como dar banho em um cachorro com infecções fúngicas
Como tirar o cheiro de cachorro da casa passo-a-passo
- Aspire a casa e os móveis regularmente.
- Abra a casa todos os dias para circular o ar, muitas vezes o cheiro de cachorro fica na casa e o único motivo é a falta de circulação de ar.
- Tire o pó da casa regularmente, pode ajudar bastante a controlar o mau cheiro de cachorro no ambiente (utilize lustra móveis para tirar o pó, além de remover a sujeira, ajuda a remover eventuais pelos que possam estar contribuindo para que fique cheiro na casa).
- Tenha uma solução de álcool com cravo sempre à mão, para pequenos imprevistos.
- Utilize água sanitária em banheiros e áreas externas, além de desinfetar eliminam completamente o mau cheiro de cachorro.
- Limpe os vidros, muitas vezes cachorros podem lamber os vidros que estão ao seu alcance e a saliva pode ocasionar algum tipo de cheiro no ambiente, além disso pequenos pelinhos podem acabar grudando nos vidros e isso também acaba fazendo com que fique um certo cheiro de cachorro no ar.
- Utilize eventualmente bicarbonato de sódio nos estofados e tapetes.
- Procure passar um pano com desinfetante no tapete sempre que possível.
- Lave as cortinas e tapetes menores regularmente.
- Escove regularmente seu cachorro.
Como tirar o cheiro de cachorros dos tecidos da sua casa
Quando lavamos roupas com cheiro de cachorro, sempre utilizamos a pré lavagem para lavar capas de estofados, tecidos em geral e cobertores que os cachorros tenham entrado em contato. Um longo tempo de molho e a pré lavagem de tecidos são obrigatórios para eliminar cheiro de cachorro de qualquer tecido. É comum que as pessoas indiquem utilizar vinagre junto com sabão nas lavagem de roupas e demais panos que estejam com cheiro forte de cachorro. Aqui em casa já testei e prefiro utilizar desinfetantes junto com o ciclo de lavagem utilizando também uma boa marca de sabão líquido.
Todos os objetos que seu cachorro brinca e entra em contato precisam ter uma atenção especial. Pegue os brinquedos semanalmente e deixe-os de molho em uma solução de água, com água sanitária por uma hora e depois lave-os em água corrente e seque antes de devolvê-lo ao cachorro. Esta prática não é apenas interessante, pois irá manter os brinquedos sem cheiro, fazendo com que eles não provoquem cheiro forte de cachorro na casa. Lavar apropriadamente os brinquedos de seu cachorro também é importante para preservar a saúde dele, além de fazer com que ele sinta curiosidade para investigar novamente seus brinquedos. Lavando os brinquedos regularmente você altera o cheiro deles despertando novas experiências olfativas para seu peludo.
Como tirar cheiro de cachorro da casa – Considerações finais
O mau cheiro de cachorro pela casa não é somente desagradável devido ao odor, mas também devido a presença de germes e bactérias que podem acarretar em problemas de saúde para seu cão, você e sua família. Por isso para tirar o cheiro de cachorro de sua casa a primeira opção é sempre manter a limpeza adequada de seu cachorro e do ambiente como um todo. Um banho uma vez ao mês é o necessário para que seu cachorro não fique com mau cheiro e mantenha sua pele saudável. Pequenos truques como o banho a seco são uma ótima solução para pequenos acidentes no pelo de seu cachorro. Depois do passeio verifique a sola das patas e faça uma pequena limpeza com uma solução de banho a seco ou álcool com cravo. Se seu cão andar em um local sujo, ele pode se coçar e assim estará sujando sua pelagem, por isso é importante checar sempre as patinhas após o passeio. Em carpetes, tapetes e locais onde seu cachorro fica, passe o aspirador de pó e abuse do bicarbonato de sódio em dias de limpeza.
Ter animais de estimação em casa, deve ser apenas motivo de alegria e felicidade. A questão do cheiro do cachorro deve ser considerada desde o primeiro momento e você deve tomar as medidas necessárias para que seu cachorro e sua família possam viver em um ambiente agradável e livre de mau cheiro.
Não é comum que um cachorro bem cuidado e bem alimentado fique com cheiro forte a ponto de incomodar, se seu cachorro está com mau cheiro e por isso sua casa está com cheiro de cachorro, talvez seja importante checar se sua alimentação é de fato adequada para suas necessidades. Cães com otite e dermatites podem ficar com mau cheiro e por isso é recomendada uma visita ao veterinário a fim de diagnosticar qualquer possível problema de saúde em seu cachorro.
Saiba + sobre cuidados com seu cachorro aqui no Blog do Cachorro
Envolvendo crianças nos cuidados com o cachorro
Calor – Cuidados com os cachorros no verão
Cuidados com o cachorro no inverno
Como cuidar de um cachorro idoso
Cuidados com a cadela gestante
10 dicas para economizar com seu cachorro
Quando posso sair com o filhote na rua?
Tosa – Tosar ou não tosar o meu cachorro?
Como escolher a escova certa para o meu cachorro
Cachorros e bebês – Você tem um cachorro e um bebê em casa?
Primeiros Socorros para cachorro – Basi-cão
Como faço para cruzar meu cachorro?
5 maneiras de demonstrar amor ao seu cão
12 perguntas mais comuns sobre cadela no cio
Como cortar as unhas do cachorro
Casinha de cachorro com paletes de madeira
18 lições de vida que aprendemos com os cachorros
Sol para cachorro prós e contras
Meu cachorro está gordo ou magro?
Como salvar um cachorro engasgado?
Qual a hora ideal de tirar um filhote da ninhada?