Esta chegando a hora do nascimento, a cachorra já começa a fazer o ninho, cava bastante, perde o apetite, fica inquieta, respiração ofegante, podendo até vomitar e ter alguns tremores, estes são alguns sinais de que o parto esta próximo.
A duração da gestação das cadelas é de aproximadamente 63 dias, podendo durar de 58 até 68 dias.
Uma boa dica é medir a temperatura retal da cachorra, antes de iniciar o trabalho de parto a temperatura retal cai abaixo de 37,8ºC, apresentando valores abaixo de 37ºC, isto ocorre entre 12 e 24 horas do parto.
Num parto normal após estes sinais a cachorra começará a ter contrações que são bem visíveis, como se estivesse fazendo força para expulsar os filhotes, com as contrações e a dilatação da cérvix os filhotes vão nascer com intervalos que variam de 10 a 30 minutos, em ninhadas muito grandes a fêmea pode ter um intervalo maior, descansar um pouco, até sair do ninho para urinar e depois retomar o trabalho de parto com novas contrações.
Como vou saber se minha cadela necessita de uma cesariana?

Mas como saber se será necessário uma cesariana?
Se a sua cachorra estiver tendo contrações fortes há mais de 30 minutos e não houver nascimento de filhotes um veterinário deverá avaliar com urgência a necessidade de uma cesariana, se não for tomada uma atitude em casos assim, os filhotes entrarão em sofrimento fetal, eles estando prontos e maduros para nascerem, e isto não acontecer, corre-se o risco de todos morrerem. Esta situação é conhecida como parto distócico.
É considerado distocia ou parto distócico quando:
- As contrações são fortes e persistentes sem expulsão fetal
- Contrações fracas, infreqüentes e improdutivas por mais de 2 ou 3 horas
- Quando o intervalo for maior do que 2 horas entre os fetos ou 4 horas após o início do 2° estágio;
- Gestação prolongada, descarga vaginal purulenta e sinais de intoxicação;
- Posição anormal do feto ou feto muito grande.
A cesariana é também necessária em raças específicas que não conseguem parir naturalmente, a anatomia destas raças impossibilita o nascimento por parto normal, é o caso do buldog, pug, pequinês e algumas raças braquicefálicas.
Cachorras que já tenham tido distocia e cesariana geralmente repetem este quadro havendo necessidade de cesariana em outros partos.
Quando a cadela gestante tem apenas um filhote ou muitos filhotes favorece a necessidade de uma cesariana, isto porque apenas um filhote pode haver falta de estímulo, ou no caso de uma ninhada muito grande exaustão do útero, provocado por excesso de estímulos.
A cesariana em cadelas também pode ser necessária em cachorras muito jovens que acasalaram no primeiro cio ou cachorras idosas, estas podem ter falta de contração.
Em todos os casos o pré-natal ajuda a identificar alguma anomalia antes mesmo de chegar o momento do parto, um acompanhamento ajudará identificar uma gestação muito longa ou curta dando indícios de que a qualquer momento haverá necessidade de uma cesárea, esta deve ser realmente efetuada se não tiver outra alternativa porque como qualquer cirurgia os riscos são os mesmos e ainda corre-se o risco da mãe não reconhecer os filhotes e rejeita-los.
Saiba + Sobre o ciclo reprodutivo das cadelas e filhotes no Blog do Cachorro
Tudo o que você precisa saber sobre o cio de sua cachorra!
Cuidados com a cadela gestante
Parto da Cachorra, o que fazer?
Filhotes enxergam e ouvem ao nascer?
Tumor de mama em cadelas – Câncer em cadelas
Devo deixar minha cadela cruzar?
Como evitar eclâmpsia na cachorra
Castrar ou não castrar meu cachorro? Devo castrar meu cão?
Leite para cachorro – Substituto de leite materno
Qual a hora ideal de tirar um filhote da ninhada?
Comprar filhotes irmãos de ninhada ou de idades semelhantes
Saiba tudo sobre cuidados e saúde dos cachorros
Saiba + Sobre quando fazer uma cesariana na cadela
Minha cachorra esta grávida e estou preocupado – Texto em inglês