GUIA PARA AQUISIÇÃO DE UM FILHOTE SAUDÁVEL – PARTE V
Se você está acompanhando o nosso Guia para Aquisição de um Filhote Saudável, vamos falar agora sobre outro ponto importante dessa divertida, porém trabalhosa fase de adaptação do filhote em sua nova casa. Depois de comprar tudo o que ele precisa e depois de levá-lo para casa com segurança, é importante observar algumas questões fundamentais para que ele possa passar a primeira noite longe da mãe e dos seus irmãozinhos de ninhada. Por isso, o assunto dessa última parte do nosso guia é: A Primeira Noite do Filhote. Se você perdeu as primeiras partes desse guia, clique aqui para ler ou reler a primeira parte.
Primeira Noite do Filhote
Primeira Noite do Filhote – Assim como nós, os animais constroem vínculos de afinidade com a sua família. Eles preferem a segurança e o conforto de viver o mais próximo possível, e em companhia de sua família. Quando trazemos um filhotinho de cachorro para nossa casa é importante não esquecer que ele é um bebê que passou toda a sua vida rodeado pela companhia e aconchego da mãe e dos irmãos. É natural, portanto, que haja no início uma certa ansiedade e tristeza por parte do filhote. Esta é uma fase normal da adaptação na nova casa e você e sua família devem ter muito carinho e paciência com o filhote durante todo esse processo e especialmente na primeira noite.
Por uma questão instintiva e de auto-preservação, o filhote chora para que sua mãe não o deixe sozinho por longos períodos. Este é um comportamento coerente para um animal acostumado a viver em matilha, e não é difícil compreender o porque desse instinto de uivar, chorar, gritar e demonstrar inquietação ao ser separado de sua família.
É natural, portanto, que o filhote tenha problemas para dormir em sua nova casa durante essa fase inicial, afinal, é uma mudança bastante significativa para ele. O primeiro dia na nova casa será o mais assustador, e o mais difícil para ele e também para você. É nesse momento que deve-se construir um bom relacionamento, fazendo com que ele transfira a segurança que a mãe inspirava para você e sua família.
Primeira Noite do Filhote – Proximidade e Atenção
A primeira noite do filhote na casa nova deve ser cercada de cuidados especiais. Nesta primeira noite, o filhote deve se sentir sozinho, portanto não o afaste muito de você. Aproveite este momento para demonstrar que você está por perto para protegê-lo. Qualquer outra atitude, pode aumentar o sentimento de insegurança. Considere que se o filhote for muito novo (com mais ou menos 60 dias), deve sentir ainda mais a falta dos irmãos de ninhada. Outro desconforto comum nesse momento é o frio durante a noite, além da falta de costume em um novo ambiente, de tamanho diferente do que o habitual, com novos barulhos, etc.
Primeira Noite do Filhote – Conforto e Segurança
Nunca deixe o seu filhote em local aberto ou desabrigado. É importante que ele esteja bem protegido do frio, do calor, do sol, do vento e da chuva. Pode ser necessário que ele durma dentro de casa, principalmente nos primeiros dias.
Uma luz fraca, um brinquedo, uma cama ou cobertor podem ajudá-lo a se acostumar com mais rapidez em sua nova casa. Se o filhote chorar à noite, não é uma boa ideia repreendê-lo, pois ele não vai entender porque você está brigando com ele. Por outro lado, se você correr para confortá-lo toda vez que chorar, ele rapidamente vai aprender como chamá-lo a qualquer hora, e poderá se tornar excessivamente mimado. É importante que o filhote receba alguma atenção a mais na sua primeira noite em casa, mas depois, deixe-o dormir. Em pouco tempo, ele vai deitar e pegar no sono, mesmo que chore um pouco primeiro. Alguns filhotes podem ser mais sensíveis do que outros neste ponto em particular, então use um julgamento flexível nesta questão. Nunca deixe o seu filhote chorando incessantemente, esteja sempre atento nessa fase inicial de adaptação.
Primeira Noite do Filhote – É permitido levar o filhote para o quarto e deixar que ele durma comigo?
Este é um ponto importante, e deve ser considerado com especial atenção. Algumas pessoas optam em levar seus filhotes para cama, e é claro que não há nada de errado nisso. Seja no seu quarto, ou em um lugar especialmente reservado para ele, o filhote não deverá enfrentar problemas. No entanto, você deve considerar o seguinte: caso não seja sua intenção que a permanência dele no seu quarto se torne um hábito, isso pode se tornar um problema mais tarde. Evite oferecer quaisquer regalias ao filhote que serão proibidas mais tarde. Procure acostumá-lo o mais cedo possível com o que será sempre permitido a ele no futuro.
Com isso, chegamos ao fim do nosso Guia para Aquisição de um Filhote Saudável. A ideia de publicar essa série de posts, é, quem sabe, contribuir um pouco para que você e a sua família possam tomar as decisões mais acertadas durante esse longo processo, desde o momento da decisão de ter um cachorro, passando pelo momento de escolha da raça e do criador, até as dicas mais comuns de manejo e cuidados, que são tão importantes durante o início desse novo relacionamento.
Espero ter ajudado você e seu filhote durante a primeira noite do filhote, boa sorte com o novo membro da sua família!!
Se você perdeu as primeiras partes do nosso guia, clique aqui e confira (ou releia) os primeiros posts sobre esse assunto.
Veja + Aqui no Blog – Você está preparado para ter um cachorro?
TESTE : Minha família está pronta para adotar um cachorro?
Levando o filhote para casa nova
Como comprar um cachorro de raça?
Cachorro macho ou fêmea? Como escolher um cachorro?
O que comprar para meu filhote?
Porque ter um cachorro – Por que amamos cachorros?
Filhotes enxergam e ouvem ao nascer?
A importância da brincadeira para a vida de um filhote de cachorro
Cachorro macho ou fêmea? Como escolher um cachorro?
Primeira noite do filhote – Chegando em casa
Qual a hora ideal de tirar um filhote da ninhada?
Comprar filhotes irmãos de ninhada ou de idades semelhantes
Irmãos de ninhada – Cães reconhecem que são irmãos?
Como convencer os adultos a ter um cãozinho em casa
Meu filho quer um cachorro… e agora?