Linguagem corporal canina – Orelhas e Pelagem
O que podem nos dizer as orelhas e pelagem dos cachorros?
Orelhas – Os cachorros têm uma ampla variedade de formatos de orelha. O tamanho e a forma das orelhas do seu cachorro irão ditar o quão bem ele pode usá-las para comunicar-se, dentro do que já comentamos sobre a “linguagem corporal canina”.
Algumas orelhas são caídas e destacadas (como a de um beagle por exemplo), algumas orelhas são eretas e triangulares (como a de um pastor alemão) ou em alguns casos os cães também apresentam as suas orelhas semi-eretas (como as orelhas de um pastor de Shetland), também podemos observar cães com orelhas bem compridas (como as de um basset hound). Já alguns cachorros, fizeram a cirurgia de conchectomia (para levantar as orelhas) de modo que parte da orelha do cão é removida (esta cirurgia é bastante comum entre as raças doberman, pinscher e dogue alemão). O CFMV proíbe o corte de orelha e incentiva os criadores e os proprietários de cães do a não realizar esta cirurgia. Na maioria dos casos, o corte de orelha cirurgicamente é feito puramente por razões estéticas e causa aos cachorros dor e desconforto.
Cachorros também se comunicam através das orelhas e pelagem
Quando um cachorro está relaxado e confortável, ele irá posicionar as orelhas de uma forma natural. Quando ele está alerta, irá posicioná-las mais no alto de sua cabeça e irá direcioná-las para o ponto que estiver chamado sua atenção. Um cachorro também irá levantar as orelhas para cima e para a frente quando estiver em estado agressivo. Caso um cachorro que esteja com as orelhas eretas, afastá-las um pouco para os lados, possivelmente ele estará sinalizando a intenção de ser amigável. Caso suas orelhas estejam completamente presas à cabeça, caídas lateralmente, o cachorro estará sinalizando medo ou submissão.
Linguagem corporal canina – O que nos diz o pelo do cachorro
Embora os cães não se comuniquem muito com ele, você pode perceber algumas coisas observando a pelagem de um cachorro. Em primeiro lugar, um cão assustado ou estressado tende a perder pelo mais do que normal. É como se um cachorro assustado estivesse “removendo seu casaco”, e de repente cai em baldes! Você pode perceber isso facilmente se o seu cachorro fica nervoso durante as visitas ao veterinário. Após o exame, você, o veterinário e a mesa ficam cobertos por pelos do seu cachorro.
Cachorros podem também eriçar o pelo para se comunicar quando estão irritados. Embora a pelagem canina frequentemente é ‘levantada’ sobre a cernelha (a região onde os omoplatas se encontram), os cães podem elevar o seu pelo ao longo de toda a sua espinha. Cães aumentam o volume de sua pelagem quando estão excitados com alguma coisa. Dá para comparar a um ser humano sentindo arrepios.
Portanto quando um cachorro apresenta a pelagem ‘levantada’ poderá significar que ele talvez esteja com medo, ou raiva, ou insegurança, ou insatisfação, ou nervoso ou descontroladamente animado com alguma coisa.
Agora você já sabe um pouco mais, sobre como analisar as orelhas e pelagem do seu cachorro.
Saiba + Sobre Comportamento Canino – Linguagem Canina
Ricardo Tamborini especialista em comportamento canino
Acompanhe a série especial do Blog do Cachorro sobre a Linguagem Corporal Canina
Linguagem Corporal Canina – Parte 1 – Rosto e Olhos
Linguagem corporal canina – Parte 2 – Boca
Orelhas e Pelagem – Linguagem corporal canina – Parte 3
A cauda – Linguagem corporal canina – Parte 4
Postura corporal – Linguagem corporal canina – Parte 5
Linguagem Corporal Canina – Parte 6 – O Cachorro