Você já ouviu falar sobre a leishmaiose visceral canina?
Esta terrível doença que afeta principalmente os cães e as pessoas, por se tratar de uma zoonose (doença que é transmitida de animais para pessoas), mata hoje no Brasil cerca de 350 pessoas por ano. Já falamos um pouco a respeito desta doença aqui no Blog do Cachorro, você pode conferir este artigo no link: Leishmaniose Visceral Canina
A Arca Brasil e da OSCIP Ampara Animal estão realizando uma campanha muito bacana, “O cão não é o vilão!” que visa o fim do extermínio desnecessário de animais que apresentam esta doença, afinal ela pode ser tratada. O Brasil é hoje o único país do mundo que utiliza o sacrifício como forma de combate a leishmainise visceral canina. Sacrificar é desumano e ineficaz para prevenir a leishmaniose.
A campanha “O cão não é o vilão! Prevenção é a única solução”, tem como objetivo amplificar e levar esclarecimentos sobre o tema da Leishmaniose Visceral Canina (LVC) – principal zoonose do país – aos proprietários e simpatizantes da causa dos animais; imprensa; ONGs; veterinários e autoridades.
“O impacto dessa terrível doença nas cidades endêmicas é desolador, com o aumento do abandono e dos maus tratos aos cães, muitos deles acabam mortos em nome da saúde pública.”
O intuito dos organizadores desta importante campanha é informar a sociedade para que nós possamos exigir mudanças efetivas em relação às políticas públicas, para proteger não apenas nossa família mas principalmente nossos animais que são condenados a morte devido ao despreparo absoluto de nossos governantes.
O principal objetivo da campanha “O cão não é o vilão! Prevenção é a única solução” é:
- Revogar a portaria interministerial 1426/98 que proíbe o tratamento dos animais infectados ou doentes
- Solicitar a revogação do atual programa de vigilância e controle da Leishmaniose Visceral, dando ênfase ao controle do mosquito vetor
- Proteger e defender os direitos dos animais, em particular dos cachorros, que são seres sencientes e fazem parte de nossa família
A campanha contra o extermínio de cães em decorrência da contaminação através do mosquito flebótomo tem o apoio de famosos que vestem a camisa e dizem NÃO à eutanásia de cães.
A campanha explica para a população que é a falta de uma política pública eficiente que se traduz na morte de milhares de cães e na disseminação da doença entre as pessoas.
Portanto finalmente estamos frente a frente com uma campanha inteligente que é pautada na informação como arma para mudar esse cenário.
Artistas e personalidades já vestiram a camisa em apoio a campanha da ONG ARCA Brasil e da OSCIP Ampara Animal, contra a eutanásia em decorrência da Leishamaniose Visceral Canina. E graças ao apoio de pessoas públicas como; Fafá de Belém, Cléo Pires, Fernanda Tavares, Thaila Ayala, Ellen Jabour, Doda Miranda, Nasi, Arnaldo Antunes, Giovanna Ewbank, Fiorella Mattheis, Yasmin Brunet, Bruna Lombardi, Mariana Lima e Dani Lins, talvez, estejamos finalmente, prestes ao fim deste extermínio hediondo e repulsivo que o governo infringi aos nossos cães.
Esses grandes nomes da TV, dos esportes e da música vestiram literalmente a camisa e fazem coro ao lema “Prevenção é a Única Solução!”. Com essa atitude, estão ajudando os animais e também os cidadãos brasileiros, expostos a uma política pública extremamente equivocada, cruel e arriscada para todos, já que é considerada ineficiente por especialistas.
Também é importante frisar que nem a Organização Mundial de Saúde (OMS), nem a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), preconizam a matança de animais como política de controle da Leishmaniose. O Brasil é o único país do mundo a adotar essa prática!
O Blog do Cachorro sempre se manifestou contra a eutanásia de cães, especialmente em casos como esses. O Blog do Cachorro também apoia esta campanha, e enaltece a importante iniciativa por parte destas entidades. Diga não ao extermínio de cães!
Informe-se sobre a doença e lute para que o governo tome as providências necessárias para que este massacre tenha finalmente um fim!