Dicas por Ricardo Tamborini – Tamanho não é documento
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, possuir um cachorro pequeno é uma verdadeira alegria, não são apenas os grandões que encantam, aprontam e aprendem muitos truques com bastante facilidade.
Cachorros de pequeno porte tendem a ser brincalhões, amorosos e extremamente cativantes. E com o treinamento certo, eles também podem ser ótimos artistas. Assim que seu cachorro tenha dominado os comandos básicos como senta, deita, fica, etc.. ele estará pronto para começar a aprender inúmeros truques divertidos que irão desenvolver novas aptidões físicas e mentais.
Cada cachorro apresenta habilidades individuais, mas vários truques são especialmente indicados para cães de pequeno porte.Quando treino um cachorro procuro observá-lo sempre como um indivíduo único, cada cão é diferente. Alguns cachorros vão trabalhar para a segurança de sua empresa, outros são membros muito íntimos de suas famílias e todo o aspecto da vida do cachorro deve ser analisando. Saber o que motiva o seu cachorro e o que você deseja dele certamente irá facilitar significativamente o treinamento.
Devemos dar atenção aos sinais de cansaço quando estamos envolvidos em um processo de adestramento, a fadiga pode aumentar o risco do seu cão desenvolver algum tipo de lesão. Mesmo truques considerados simples podem ser cansativos para um cachorro pequeno, por isso uma sessão de treinamento deve ter o tempo controlado e adequado de acordo com cada cachorro.
Um cachorro pequeno, como a nossa York mini ( Gigi ) , que já faz até pose para foto, também conquista os nossos corações!!!
O Yorkshire, por exemplo, é uma raça inteligente, muito carinhosa, obediente, e brincalhão. Sua origem é um dos motivos que o tornam tão encantador, pois é um Terrier, e eles são destinados a localizar e caçar animais em tocas, sem a ajuda humana. Isso o faz um cão com estilo independente e esperto. É capaz de resolver problemas sozinho, analisando a causa e a conseqüência dos acontecimentos.
A exemplo de todos os Terriers, a alegria do Yorkshire o faz estar sempre em movimento e brincando, ainda que esteja com idade mais avançada.
É claro que o ambiente e a educação que recebe irão influenciar no seu comportamento.
Portanto, se você adquirir um cachorro pequeno, não o subestime por seu tamanho, comece a educa-lo logo nos primeiros dias em que ele chegar a sua casa, e evite que algo dê errado no futuro.
Ricardo Tamborini – Adestrador e Especialista em Comportamento Canino
E não esqueça de curtir a nossa Fan Page, visite meu web site:
Saiba + Sobre Comportamento Canino – Cachorro pequeno, tamanho não é documento!
Fan Page: Ricardo Tamborini especialista em comportamento canino
Fan Page: Ricardo Tamborini Adestrador
Veja + Artigos de Ricardo Tamborini aqui no Blog do Cachorro
Coprofagia – Seu cachorro come fezes? Saiba como evitar!
Buscar e devolver a bolinha – Ensine o seu peludo!
Coleira – Como passear de coleira com o seu cachorro
10 Coisas que você não sabia sobre o seu cachorro
10 coisas que os cachorros detestam
Roer – O que o seu cachorro não deve mastigar
Cachorro pequeno – Tamanho não é documento
É possível ensinar novos truques a um cachorro velhinho?
Cachorro ciumento – como controlar um cão com ciúmes?
Alimentos que fazem mal para cachorros
Ensinando o cachorro não subir no sofá
Como ensinar o cachorro a escovar os dentes?
Não pular – Faça seu cachorro parar de pular
Dicas de convivência entre crianças e cachorros
Latido excessivo – Seu cachorro late demais?