Crianças que convivem com cães são mais sociáveis
Você já deve saber que crianças que convivem com cães são mais sociáveis, se desenvolvem melhor emocionalmente, fisicamente, aprendem o respeito, a responsabilidade e se tornam crianças mais amorosas.
A primeira coisa que as crianças precisam entender, é que um bichinho de estimação, assim como nós, sente fome, dor, frio, calor, medo, amor, e que não é um objeto, não pode ser maltratado, deve ser cuidado com carinho, atenção, brincadeiras e todos os cuidados de saúde e higiene que qualquer animalzinho de estimação necessita ter.
Já existe comprovação científica de que a convivência com cães e outros pets influencia de maneira positiva o desenvolvimento físico, emocional, e cognitivo da criança
É comum a ideia de ter um cachorro em casa vir das crianças, e é justamente nesta fase em que já devemos ensinar as crianças que um cachorro não é um brinquedo, não pode ser abandonado porque ela enjoou do cachorro, porque seu cãozinho envelheceu e já não tem mais a disposição que tinha quando filhote.
Como a vida dos cães é bem curta e em algumas raças mais curta ainda, algumas crianças vão aprender com todas as fases de convivência com o seu cachorro, a respeitar o envelhecimento, entender melhor o nascimento e morte, e que todo o ser vivo passa pelas mesmas fases, e que o ciclo da vida é uma coisa natural.
Mesmo que a ideia de ter um cachorro seja da criança e os pais queiram e aprovem esta ideia, é importante que os pais envolvam as crianças nos cuidados com os cães, normalmente crianças gostam de tudo o que é novidade, mas passado algum tempo se os pais não contribuírem para o envolvimento das crianças nos cuidados com os cães, ela não dará a importância devida.
Mas como faço envolver meu filho com os cuidados com o cachorro?
Envolvendo as crianças nos cuidados com o cachorro – A ração
Se a criança for pequena, coloque a ração em um pote e faça a criança levar até o prato do cachorro, mas se for uma criança maior, explique o quanto e quais os alimentos que o cachorro pode comer e ensine-a a alimentá-lo diariamente, mesmo no caso de uma criança maior, e sempre mantenha-se próximo a criança e o cachorro durante a alimentação, pois é muito importante que você supervisione para que não seja dado alimento demais ou a criança acabe deixando de alimentar seu pet.
Envolvendo as crianças nos cuidados com o cachorro – A água
O mesmo com a vasilha de água, ensine a criança a trocar a água da vasilha, manter sempre limpa e fresca, lavar os vasilhames dos cães também é uma tarefa que você pode envolver o seu filho.
Envolvendo as crianças nos cuidados com o cachorro – O banho
A hora do banho é uma das horas que as crianças mais apreciam, chame a criança para molhar o cachorro, ou passar o shampoo, ou esfregar ou até segurar o cão dependendo do tamanho de ambos, esta é uma tarefa muito gostosa, a escovação de dentes e pelagem também.
Envolvendo as crianças nos cuidados com o cachorro – As brincadeiras
As brincadeiras e os passeios também são coisas que as crianças adoram! Ensine o seu filho como fazer o cachorro trazer a bolinha, leve à criança nos passeios com o cachorro e permita até que os maiores segurem a guia na hora do passeio.
Seu filho também de vez em quando pode esconder um presente para seu peludo e estimular o cão a encontrá-lo.
Envolvendo as crianças nos cuidados com o cachorro – Participando das compras
A ida às compras de ração, brinquedos e acessórios também é apreciada pelas crianças, convide-as e leve também o cachorro, estes afazeres aproximam o diálogo entre pais e filhos que terão um assunto comum para conversar, uma atividade para fazerem juntos, o mesmo para as visitas ao veterinário.
Envolvendo as crianças nos cuidados com o cachorro – Cuidados com a saúde do seu pet
Peça ajuda para as crianças na hora de dar medicamento ao cachorro, ensine-as a acaricia-lo, pegar no peludo sem machucar, não gritar ou bater no cachorro, sempre repita que ele tem que ser tratado com muito carinho.
Envolvendo as crianças nos cuidados com o cachorro – Conhecimento sobre seu amigão
Ensine seu filho a reconhecer a linguagem corporal de seu cão, explique para ele porque os cães choramingam, porque os cães uivam o que significa quando eles estão arranhando as portas, porque eles precisam caminhar, e porque o seu cão precisa de ir ao banheiro.
Envolvendo as crianças nos cuidados com o cachorro – Comprometimento social
Explique para as crianças como é importante respeitar os lugares públicos, para que eles compreendam como pegar a sujeira de seu cão durante os passeios é fundamental para que seu filho se torne um cidadão responsável. Oferecendo a ele além da noção de responsabilidade, um maior engajamento tanto social, quanto com o meio ambiente.
Envolvendo as crianças nos cuidados com o cachorro – A escovação
Ensine o seu filho a escovar o seu cão diariamente, explique por que é importante escovar a pelagem de seu cãozinho com delicadeza e carinho, para não machucar, explique também sobre os benefícios da escovação dos pelos, como por exemplo, minimizar a queda de pelos pela casa, e principalmente, manter a limpeza do cão, caso algo tenha se fixado em sua pelagem durante o dia. Permita que seu filho segure a escova, mas opte sempre por uma escova macia. Incentive seu filho fazer carinho no pelo de seu cachorro e também checar regularmente se existe infestação de pulgas ou carrapatos.
Envolvendo as crianças nos cuidados com o cachorro – Higiene bucal
Compre uma escova de dentes e creme dental próprios para os cães, explique para ele que os cães são proibidos de usar pasta de humanos, pois o creme dental para humanos pode ser prejudicial para saúde deles. Seu filho provavelmente irá achar muito divertido o fato do creme dental canino possuir sabores estranhos, incluindo frango, peru e carne bovina. Permita que ele escolha qual sabor ele acredita que seu cachorro irá gostar mais.
Envolvendo as crianças nos cuidados com o cachorro – Ler para seu cachorro
Outra atividade muito interessante e que acabará sendo bastante proveitosa, tanto para seu cão quanto para seus filhos é ler livros em voz alta para seu cão, geralmente os cachorros gostam bastante deste tipo de atividade, que além de acalmar o cão, oferece às crianças uma melhoria da habilidade de sua leitura, aumenta a auto-estima da criança, fazendo com que em sala de aula, se torne mais descontraída, melhorando também consideravelmente a leitura em voz alta na frente de outros colegas. a Ler para um cachorro em voz alta, faz com que a criança se torne muito mais entusiasmada com relação a leitura, desejando ler mais constantemente, além é claro da motivação positiva que as crianças sentem com seu cão atento a sua leitura.
Este envolvimento faz as crianças mais amorosas, responsáveis e desta forma elas certamente passarão a ter muito mais respeito, tanto pelas pessoas quanto por animais, o que é muito importante para o desenvolvimento social e formação de caráter de uma criança.
Saiba + Como envolver as crianças nos cuidados com o cachorro
Como cachorros beneficiam o desenvolvimento das crianças – Texto em Inglês
Saiba + Como envolver as crianças nos cuidados com o cachorro
Cachorro pode comer chocolate?
Olfato do cachorro – aprenda a estimular o faro
Rolar – Ensine ao seu cachorro o comando rola
Como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo
Cachorros entendem o que são beijinhos?
Brinquedos para cachorro – faça você mesmo
Coprofagia – Seu cachorro come fezes? Saiba como evitar!
Ensine o comando ‘morto’ ou ‘bang’ ao seu cão
Ensinado o cachorro o comando fica – Comados básicos – Parte 5
Ensinado o cachorro o comando vem – Comados básicos – Parte 4
Ensinado o cachorro o comando deita – Comados básicos – Parte 3
Ensinado o cachorro o comando dá a pata – Comados básicos – Parte 2
Ensinando o cachorro a sentar – Comandos básicos – Parte 1
10 Coisas que você não sabia sobre o seu cachorro
10 coisas que os cachorros detestam
Roer – O que o seu cachorro não deve mastigar
Cachorro ciumento – como controlar um cão com ciúmes?
É possível ensinar novos truques a um cachorro velhinho?
Ensinando o cachorro não subir no sofá
Cachorro não pode comer – Alimentos que fazem mal para os cachorros