Cachorros escolhem, observando como as pessoas tratam os outros para descobrir de quem se aproximar para pedir alimentos.
Cachorros escolhem – Segundo uma pesquisa realizada na Universidade de Milão, mais da metade dos cachorros estudados souberam definir pessoas generosas de pessoas ‘malvadas’.
Não são apenas os humanos que observam outras pessoas, cachorros fazem isso também.
A pesquisa mostra que o melhor amigo do homem classifica as pessoas como generosas ou ‘malvadas’, observando como elas tratam os outros.
Os cachorros escolhem, muito inteligentemente usam a observação como informação para escolher quem abordar quando estiver pedindo comida. Simplesmente, eles observam e classificam as pessoas mais gentis.
Em um experimento, cientistas italianos convidaram 100 donos de cachorros e seus animais de estimação para irem ao laboratório.
Os cachorros sentavam-se calmamente com os seus proprietários, (presos na guia) enquanto dois pesquisadores comiam cereal de um recipiente que também continha algumas salsichas quentes. Quando outra pessoa entrava na sala e pedia um pouco de cereal, um pesquisador prontamente compartilhava seu lanche. Mas o outro expulsava o cientista antes que ele se aproximasse. Quando os cachorros eram soltos, os cães eram mais propensos a se aproximar do pesquisador generoso, na esperança de ser alimentado com uma das salsichas, segundo relato publicado na NewScientist. Geralmente, dois terços dos cães distinguem o tipo ‘malvados’.
Os experimentos mostraram que os cachorros escolhem, os cães pareciam prestando mais atenção ao tom de voz, os pesquisadores usaram um tom de voz para entregar o alimento, e outro tom para negá-lo.
A Pesquisadora Sarah Marshall Pescini disse: “Nós fomos surpreendidos ao perceber que a voz tinha mais impacto do que os gestos.” Os chimpanzés são conhecidos por utilizar “escuta” para ajudá-los a decidir quais os membros do seu grupo são mais susceptíveis a dividir a comida mas esta é a primeira vez que os cães demonstram que possuem esta habilidade. Dra. Marshall-Pescini da Universidade de Milão, disse: “Nós já sabemos sobre as habilidades impressionantes dos cachorros, mas é diferente tirar conclusões sobre o caráter das pessoas apenas observando como eles se tratam.” “Nós acreditamos que estas habilidades foram se desenvolvido durante o processo de domesticação”. “Os resultados são realmente muito interessantes.”
Fonte: Daily Mail
Vídeo: NewScientist.com